João Bárbara Vieira Pita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
João Bárbara Vieira Pita
Nascimento 13 de agosto de 1900
Canhas, Ponta do Sol, Portugal
Morte 22 de dezembro de 1967 (67 anos)
Canhas, Ponta do Sol, Portugal
Nacionalidade português
Ocupação médico, farmacêutico

João Bárbara Vieira Pita (Canhas, Madeira, 13 de agosto de 1900 - Canhas, Ponta do Sol, 22 de dezembro de 1967) foi um médico e farmacêutico português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

João Bárbara Vieira Pita nasceu nos Canhas a 13 de agosto de 1900, filho de João Vieira Pita e Maria Coito Pita.

Após frequentar e concluir o curso no Liceu do Funchal, matriculou-se na Universidade de Coimbra, porém depressa transitou para o Porto, onde concluiu Farmácia, em 1928, e Medicina, em 1930.

De regresso a sua terra natal, em setembro de 1930, abriu um consultório. Porém, em 1931 é nomeado Delegado de Saúde no Porto Santo, cargo que exerceu até 1933. De regresso ao Funchal estabeleceu-se como médico, ao mesmo tempo que abriu a Farmácia do Chafariz. Por imposição legal, foi obrigado a optar pelo exercício de uma das profissões, pelo que optou exercer Medicina na sua terra natal.

Para além de ser um homem reto e médico dedicado aos seus doentes, era um intelectual preocupado com as grandes questões do seu tempo, tendo proferido duas conferências que suscitaram alguma polémica, abalando a comodidade das grandes certezas, a que as elites do Estado Novo se tinham habituado.

Faleceu a 22 de dezembro de 1967, na sua residência, no sítio do Lombo da Piedade, freguesia dos Canhas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]