João Freire Filho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta biografia de uma pessoa viva não cita as suas fontes ou referências, o que compromete sua credibilidade. (desde dezembro de 2015)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Jango
Informações pessoais
Nome completo João Freire Filho
Data de nasc. 20 de outubro de 1910
Local de nasc. Ponta Grossa, Paraná PR, Brasil, Brasil
Nacionalidade Brasil Brasileiro
Falecido em 9 de setembro de 1976 (65 anos)
Local da morte São Paulo, São Paulo SP, Brasil, Brasil
Apelido Janguinho
Jango
Informações profissionais
Posição volante
Clubes de juventude
??? - ??? ParanáCoritiba
Clubes profissionais
Anos Clubes Jogos e gol(o)s
??? - ???
1933 - 1943
Paraná Coritiba
São Paulo Corinthians
00??? 000??
00270 00005

João Freire Filho (Ponta Grossa, 20 de outubro de 1910São Paulo, 9 de setembro de 1976), conhecido como Jango, foi um ex-futebolista brasileiro. Atuava como médio-direito (atual volante). Revelado no Coritiba se consagrou no Corinthians.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Começou a carreira atuando pelo Coritiba, onde fez sucesso com o apelido de Janguinho. Chegou ao Corinthians em 1933, época em que o time paulista se encontrava em uma grave crise. Mesmo assim, começou desde então à exibir seu bom futebol, que ele apresentaria ainda pelos próximos 10 anos. Seu futebol de alta produção, no entanto, só foi suficiente para conquistar títulos de expressão com a chegada de Brandão e Dino Pavão com quem formou um das mais famosas linhas média do clube.

O trio fez sucesso atuando pelo meio-de-campo corinthiano. Aliás, se tornou um dos meios-de-campo mais bem-sucedidos da história do Timão. O trio, que amargou seus primeiros momentos no time alvinegro em uma crise constante, não apenas se recuperou como foi tricampeão consecutivo do Campeonato Paulista em 1937, 1938 e 1939. Eles ganhariam ainda mais um título paulista em 1941.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Corinthians
Ícone de esboço Este artigo sobre um futebolista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.