João Gualberto de Carvalho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
João Gualberto de Carvalho
Nascimento 1797
São João del-Rei
Morte 21 de fevereiro de 1869 (72 anos)
São João del-Rei
Cidadania Império do Brasil, Reino do Brasil, Vice-reino do Brasil
Filho(s) Militão Honório de Carvalho
Título Barão de Cajuru

João Gualberto de Carvalho, 1.º barão de Cajuru (São João del-Rei, 1797 — São João del-Rei, 21 de fevereiro de 1869) foi um fazendeiro brasileiro.

Filho de Caetano de Carvalho Duarte Filho e de Ana Maria Joaquina, era casado com Ana Inácia Conceição Ribeiro do Vale.

Proprietário da Fazenda das Bicas, em Andrelândia, era tenente-coronel da Guarda Nacional, tendo participado Revolução Liberal de 1842. Em 1849 foi agraciado comendador da Imperial Ordem da Rosa. Criador de mulas, apoiou financeiramente a Guerra do Paraguai.

Agraciado barão em 30 de junho de 1860. É pai do 2° barão de Cajuru, Militão Honório de Carvalho. Hoje seu túmulo se encontra atrás da Capela de Santana, no Quilombo, em Quatis/RJ.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

João Gualberto de Carvalho - 1º Barão de Cajurú, por Decreto Imperial de 30/6/1860,

Nasceu em 1797 e foi batizado, neste mesmo ano, na Paróquia de São João Del Rei, tendo por padrinhos o Reverendo Gonçalo Corrêa de Carvalho e sua tia paterna, Ana Maria Duarte. Era filho de Caetano de Carvalho Duarte Filho e de Ana Maria Joaquina.

Ainda moço, transferiu-se para a região de Aiuruoca onde, em 1821, foi eleito Mesário da Irmandade do Santíssimo Sacramento. Casou-se, em 1824, com Ana Inácia Conceição Ribeiro do Vale (Baronesa de Cajurú), nascida a 24/8/1804.

Desta união nasceram onze filhos, sendo eles: 1º Manoel Ribeiro de Carvalho, 2º Maria Brazilina da Conceição, 3º Militão Honório de Carvalho (2º Barão de Cajuru), 4º Ignacio Caetano de Carvalho, 5º Libania Jesuina da Conceição (Viscondessa de Arantes), 6º João Pedro de Carvalho, 7º Guilhermina Cândida de Carvalho (Baronesa de São João del Rei), 8º Custódio Ribeiro de Carvalho, 9º Anastácio, 10 Constança Ricardina de Carvalho, e 11 José Ribeiro de Carvalho.

João Gualberto de Carvalho, era Juiz de Paz, Tenente Coronel da Guarda Nacional (Comandante da GN de Turvo) e Comendador da Ordem de Cristo e da Imperial Ordem da Rosa. Nasceu em 1797 e foi batizado neste mesmo ano, na Paróquia de São João Del Rei.

Proprietário da Fazenda das Bicas, em Andrelândia e criador de mulas, apoiou financeiramente a Guerra do Paraguai. Era tenente-coronel da Guarda Nacional, tendo participado da Revolução Liberal de 1842. Foi também juiz de Paz. Em 1849 foi agraciado com o título de comendador da Imperial Ordem da Rosa,e em 30 de junho de 1860 foi agraciado Barão.