João II (III) de Alexandria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de João II de Alexandria)
João II (III) de Alexandria
João II (III) de Alexandria
Nascimento Egito
Morte 22 de maio de 516
Egito
Residência Saint Mark's Coptic Orthodox Cathedral
Sepultamento Saint Mark's Coptic Orthodox Cathedral
Cidadania Egito
Ocupação sacerdote
Religião cristianismo ortodoxo

Papa João II (III) de Alexandria (m. 22 de maio de 516) foi um Papa copta e um Patriarca de Alexandria de 505 até sua morte. Era também um miafisista.

Ele é contado como João III pela Igreja Ortodoxa Grega de Alexandria, que reconhece João Talaia como sendo João I. Já a Igreja Ortodoxa Copta, que rejeita Talaia, o reconhece como sendo João II.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ele era um monge que vivia uma vida solitária no deserto até que foi consagrado Papa e Patriarca de Alexandria em 29 de maio de 505.

Acredita-se que ele tenha sido o autor de muitas obras hagiográficas e sermões. Ele foi também um contemporâneo do imperador bizantino Anastácio I Dicoro, que era simpático às Igrejas ortodoxas orientais e a Severo de Antioquia, o campeão do miafisismo na Síria. Severo escreveu posteriormente uma mensagem a João sobre a natureza de Jesus Cristo, onde se lê:

Jesus Cristo, após a união com a carne, se tornou de uma natureza com uma única vontade, sem separação, e eu acredito que na mesma fé do Papa Cirilo e Papa Dióscoro
 

João respondeu com uma mensagem que testemunha sobre a união da essência de Deus e a trindade de Suas personalidades. Ele também proclamou que pela encarnação do eterno Filho de Deus, as naturezas humana e divina se tornaram uma e não mais duas naturezas, sem separação, misturas ou confusão. Ele anatemizou os que separavam as duas naturezas, os que as confundiam e os que diziam que o Cristo que sofreu na cruz era apenas um homem, e também os que diziam que sua natureza divina também tinha sofrido e morrido. Segundo ele, a fé ortodoxa era professar que Deus, o Verbo, sofreu pela carne a que estava unido.

João II (III) de Alexandria
(505 - 516)
Precedido por:
Lista dos patriarcas / papas de Alexandria
Sucedido por:
João I (II) 30.º Dióscoro II


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.