João II de Harcourt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Brasão com as Armas de Harcourt.

João II de Harcourt «O pio» (1240 - 21 de Dezembro de 1302), foi um Cavaleiro medieval francês, Senhor de Harcourt e barão de Elbeuf. Foi visconde de Châtellerault e de Saint-Sauveur. Foi Marechal de França desde 1283. Esteve com o rei Filipe III de França na Cruzada de Aragão em 1285. No ano de 1302, acompanhou Carlos, Conde de Valois a Cecília.

Relações familiares[editar | editar código-fonte]

Foi filho de João I de Harcourt "prud'homme" e de Alice de Beaumont, filha de João de Beaumont e de Alix de Villemomble.

Foi casado por duas vezes, a primeira com Inês da Lorena, filha de Frederico III da Lorena duque da Lorena e de Margarida de Navarra. A sua primeira esposa morreu sem lhe deixar descendência, pelo que se voltou a casar em 1275, desta vez com Joana de Châtellerault, viscondessa de Châtellerault e Senhora de Lillebonne, filha de Almerico II de Châtellerault (1200 - 1242) e de Ágata de Aumale, de quem teve:

  1. João III de Harcourt ( ? - 1329), senhor de Harcourt, casado com Alice de Brabant, filha de Godofredo de Brabant (1250 - 1302) e de Joana Isabeau de Vierzon.
  2. Joana de Harcourt, casada com Henrique de Avaugour ( ? – 1331), barão de Avaugour, de Goello e de Mayenne.
  3. Margarida de Harcourt casada com Roberto de Boulainvillers, Senhor de Boulainvillers, e de Chepoy. Mais tarde veio a casar em segundas nupcias com Raul de Estouteville, Senhor de Rames.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Chronologie militaire, tome II, pag. 112 ; Histoire de France, par le Père Daniel.