João Jorge de Monferrato

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
João Jorge de Monferrato
Marquês Soberano de Monferrato
João Jorge de Monferrato
Moeda com a esfinge de João Jorge Paleólogo
Reinado 1530 - 1533
Consorte Júlia de Aragão, Princesa de Nápoles
Antecessor(a) Bonifácio IV de Monferrato
Sucessor(a) Margarida Paleóloga
conjuntamente c/ Frederico II Gonzaga
Nascimento 20 de janeiro de 1488
  Casale, Marca de Monferrato
Morte 30 de abril de 1533 (45 anos)
  Casale, Marca de Monferrato
Casa Casa Soberana de Monferrato
Dinastia Paleólogo
Pai Bonifácio III de Monferrato
Mãe Maria Braković
Filho(s) sem geração

João Jorge de Monferrato ou João Jorge Paleólogo, em italiano Giovanni Giorgio ou Giangiorgio Paleólogo (20 de janeiro de 1488 – 30 de abril de 1533), foi o último marquês do Monferrato pertencente à dinastia dos Paleólogos.[1][2] Era filho do marquês Bonifácio III de Monferrato (14241494) e de Maria Branković (14661495), sendo tio do anterior marquês, Bonifácio IV, a quem sucedeu.[1][2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Após empreender uma carreira religiosa, João Jorge decide abandonar as ordens para acompanhar o pequeno Bonifácio, cuja tutela que compartilha com a marquesa-mãe Ana de Alençon.

Quando Bonifácio IV morre precocemente (1530), na sequência de uma queda dum cavalo, João Jorge herda o marquesado já prevendo o seu próprio fim: os médicos prognosticaram-lhe poucos anos de vida por causa de uma doença do aparelho digestivo. Assim, o recente marquês deve indicar, quase de imediato, o nome do seu sucessor: a escolhida é sua sobrinha Maria, cujo casamento com o marquês de Mântua Frederico II Gonzaga, ocorrera em idade precoce (aos 8 anos) e, por isso e a pedido do noivo, fora anulado por não consumação.

Com a morte prematura de Bonifácio IV, Frederico Gonzaga, arrependendo-se do seu anterior pedido, tenta obter a revogação da anulação do casamento com Maria Paleóloga, o que se releva tardio: poucos dias depois Maria morre.

Também os Saboia e os del Vasto de Saluzzo aspiram à sucessão, mas Frederico antecipa-se a todos e consegue que os seus direitos sejam reconhecidos pelo imperador Carlos V.

Numa desesperada tentativa de fazer perdurar a linha masculina dos Paleólogo, João Jorge aceita a proposta imperial de casar com Júlia de Aragão (1492-1542), filha de Frederico I de Nápoles. O matrimónio é celebrado em 21 de abril de 1533 apesar de João Jorge se encontrar no fim da vida. A 30 de abril o último dos Paleólogos falece sem deixar descendência.

Frederico II Gonzaga que entretanto casara em 3 de outubro de 1531,com a irmã da defunta Maria, Margarida, obtém o controlo do marquesado.

Notas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Sédillot, Louis-Amélie (1865). Manuel de chronologie universelle ... (em francês) 6ª ed. Paris: E. Ducrocq. p. 428 
  2. a b Commission, Great Britain Record (1849). State Papers: Published Under the Authority of His Majesty's Commission. King Henry the Eighth (em inglês). VII. [S.l.]: G. Eyre and A. Strahan, printers to the King's Most Excellent Majesty. p. 455 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


João Jorge de Monferrato
Nascimento: 20 de janeiro 1488 Morte: 30 de abril 1533
Precedido por
Bonifácio IV

Marquês de Monferrato

1530 - 1533
Sucedido por
Margarida Paleóloga
conjuntamente com
Frederico II Gonzaga