João Lúcio de Azevedo (historiador)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre o historiador. Para outros usos, veja João Lúcio de Azevedo.
João Lúcio de Azevedo
Nascimento 16 de abril de 1855
Morte 1933
Cidadania Portugal, Reino de Portugal
Ocupação historiador

João Lúcio de Azevedo (Sintra, 16 de abril de 1855 — Sintra, 1933) foi um historiador português. Aos 18 anos, embarcou para Belém do Pará, onde se tornou caixeiro de uma grande livraria, a qual viria a dirigir ao se casar com a filha do proprietário. Autodidacta, aprendeu várias línguas e começou a escrever as suas primeiras obras. Ainda no Pará, publicou cinco artigos que, reunidos, formariam o seu primeiro livro, Estudos de História Paraense. Um dos sócio-fundados do Instituto Histórico e Geográfico do Pará em 1900.[1][2]

Trocou o Brasil pela França, vivendo alguns anos em Paris. De regresso a Portugal, iniciou o período mais produtivo, publicando diversas obras importantes, como O Marquês de Pombal e a Sua Época, História de António Vieira, A Evolução do Sebastianismo e História dos Cristãos-Novos Portugueses. Organizou ainda a melhor edição das cartas do Padre António Vieira jamais publicadas. Colaborou na História de Portugal dirigida por Damião Peres, escrevendo os capítulos sobre "Organização económica".

Lúcio de Azevedo é considerado um dos maiores historiadores portugueses do início do século XX e continua, ainda hoje, a ser regularmente editado em Portugal. Foi amigo chegado dos historiadores brasileiros Capistrano de Abreu e Manuel de Oliveira Lima, dedicando-lhes o seu livro Épocas de Portugal Económico.

Também se encontra colaboração da sua autoria na Revista de História[3] (1912-1928) e na revista Nação Portuguesa.[4]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.