João Maria de Oliveira Martins

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde maio de 2014). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Oliveira Martins
Oliveira Martins
Ministro(a) de Flag of Portugal.svg Portugal
Período X Governo Constitucional
  • Ministro das Obras Públicas,
    Transportes e Comunicações

XI Governo Constitucional

  • Ministro das Obras Públicas,
    Transportes e Comunicações
Partido Partido Social Democrata

João Maria Leitão de Oliveira Martins GCC (Esposende, Esposende, 31 de outubro de 1934 - 30 de novembro de 2011) foi um político social-democrata português.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Licenciado em Engenharia civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, começou por ser engenheiro na Administração do Porto de Leixões em 1959, tendo assumido ao longo da sua vida funções de liderança em várias empresas portuguesas ligadas sobretudo aos sectores da construção, transportes e comunicações. Desempenhou ainda vários cargos públicos de elevada responsabilidade.[2] A 24 de Janeiro de 1973 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.[3] Foi 16.º Presidente Nacional do Conselho Directivo, cargo actualmente equivalente ao de Bastonário, da Ordem dos Engenheiros entre 2 de Abril e Novembro de 1985.[4][5] Ocupou diversos cargos em governos portugueses.

Funções governamentais exercidas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.