João Pereira de Almeida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
João Pereira de Almeida
Nascimento 1829
Santa Maria
Morte 12 de julho de 1897
Sepultamento Cemitério da Santa Casa de Misericórdia
Cidadania Brasil
Ocupação político

João Pereira de Almeida, primeiro e único barão de Nonoai (Santa Maria, c. 1829Porto Alegre, 12 de julho de 1897) foi um nobre brasileiro.

Filho de Joaquim Pereira de Almeida Proença Franco Oliveira e Francisca Justa Pereira de Almeida, casou-se com Amélia Martins França.

Foi delegado de polícia em Santa Maria, em 1870, e comandante superior da Guarda Nacional de Santa Maria e São Martinho. Aderiu ao movimento abolicionista, tendo libertado 31 escravos, conseguindo que seu sogro libertasse 23 escravos e seu irmão 19, além de outros parentes. Foi, por isso, recomendado pelo então governador da província, Manuel Deodoro da Fonseca, em 1886, para receber do governo imperial o título de barão de Santa Maria ou de Caí, mas terminou sendo agraciado Barão de Nonoai, em 4 de agosto de 1886.

Político monarquista, retirou-se para a vida privada com a proclamação da República, apesar de ser chefe do Partido Conservador. Desgostoso com a Revolução de 1893 mudou-se para Porto Alegre, onde faleceu de gripe.

João Pereira de Almeida foi empreiteiro da ferrovia Santa Maria-Uruguaiana e se distinguiu como o primeiro estancieiro a importar animais reprodutores do estrangeiro, com o objetivo de melhorar os rebanhos gaúchos.[1]

O bairro Nonoai em Porto Alegre foi assim denominado em sua homenagem.[1]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.