João Santos Cardoso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
João Santos Cardoso
Arcebispo da Igreja Católica
Arcebispo de Natal
Hierarquia
Papa Francisco
Atividade eclesiástica
Diocese Arquidiocese de Natal
Nomeação 5 de julho de 2023
Entrada solene 7 de outubro de 2023
Predecessor Jaime Vieira Rocha
Mandato 2023 -
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 27 de dezembro de 1986
por Celso José Pinto da Silva
Nomeação episcopal 14 de dezembro de 2011
Ordenação episcopal 12 de fevereiro de 2012
por Luís Gonzaga Silva Pepeu, O.F.M.Cap.
Lema episcopal IN EO QUI ME CONFORTAT
naquele que me fortalece
Brasão episcopal
Nomeado arcebispo 5 de julho de 2023
Dados pessoais
Nascimento Boa Nova, Bahia Bahia
3 de dezembro de 1961 (62 anos)
Nacionalidade brasileiro
Funções exercidas -Bispo de São Raimundo Nonato (2011-2015)
-Bispo de Bom Jesus daLapa (2015-2023)
dados em catholic-hierarchy.org
Arcebispos
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Dom João Santos Cardoso (Boa Nova[nota 1], 3 de dezembro de 1961) é um bispo católico brasileiro. Foi bispo das dioceses de São Raimundo Nonato e Bom Jesus da Lapa e é o arcebispo metropolitano de Natal.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu no dia 3 de dezembro de 1961 no município de Dário Meira, filho de João Francisco Cardoso e Maria Ferreira dos Santos. O ciclo inicial de sua formação ocorreu na cidade natal. Concluiu o bacharelado em filosofia no Seminário Maior do Nordeste de Minas em Teófilo Otoni e concluiu o bacharelado em teologia no Instituto de Ilhéus. Concluiu a licenciatura em filosofia no Centro Universitário da Assunção em São Paulo e o mestrado e doutorado em filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Sacerdócio[editar | editar código-fonte]

Foi Coordenador Geral de Pastorais do Vicariato São Lucas e da Arquidiocese de Vitória da Conquista; foi diretor acadêmico e professor do Instituto de Filosofia da Arquidiocese de Vitória da Conquista, anexo ao Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora das Vitórias e também foi representante do Clero junto ao Conselho de Formadores da Arquidiocese.

No Mundo da Cultura, foi professor de filosofia, com doutorado na área pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma. Ministrou aulas na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), onde também dirigiu o Programa de Formação de Professores da Educação Básica e coordenou o Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Violência e Poder na Contemporaneidade (NUVIP).

Além de tudo isto, foi um importante interlocutor em Vitória da Conquista e Região dos temas sociais e humanos em defesa da vida e dos princípios de sociabilidade, fraternidade e solidariedade humana.

Episcopado[editar | editar código-fonte]

Foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo de São Raimundo Nonato no dia 14 de dezembro de 2011, tomando posse em 17 de março de 2012. Como lema episcopal escolheu a frase latina “In Eo Qui Me Confortat” (Naquele que me fortalece), que demonstra a atitude de fé e obediência, de plena confiança e entrega do Bispo ao Senhor na certeza de que Nele se encontra a força e a graça para desenvolver sua missão.

Em 24 de junho de 2015, o Papa Francisco nomeou-o como bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa, transferindo-o da sede episcopal de São Raimundo Nonato.[1]

Em 05 de julho de 2023, o Papa Francisco nomeou-o como Arcebispo Metropolitano de Natal, transferindo-o da sede episcopal de Bom Jesus da Lapa.[2][3] Foi empossado em 07 de outubro de 2023 em missa realizada na Catedral Metropolitana de Natal[4].

Notas e referências

Notas

  1. A localidade de Dário Meira, onde algumas fontes afirmam ter nascido o biografado, era na época subordinada ao município de Boa Nova na condição de distrito, e só se emanciparia no ano seguinte

Referências

  1. CNBB (24 de junho de 2015). «Papa Francisco nomeia bispos para Bahia e Santa Catarina». CNBB. Consultado em 24 de junho de 2015. Arquivado do original em 24 de junho de 2015 
  2. «Rinunce e nomine, 05.07.2023» (em italiano). 5 de julho de 2023. Consultado em 5 de julho de 2023 
  3. «Papa Francisco acolhe pedido de renúncia de dom Jaime Vieira Rocha e nomeia novo arcebispo de Natal - CNBB». www.cnbb.org.br. 5 de julho de 2023. Consultado em 5 de julho de 2023 
  4. «Dom João Santos Cardoso toma posse como novo arcebispo de Natal». G1. 7 de outubro de 2023. Consultado em 7 de outubro de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: João Santos Cardoso

Precedido por
Jaime Vieira Rocha ‎

Arcebispo de Natal

2023 — atual
Sucedido por
incumpente
Precedido por
José Valmor César Teixeira, S.D.B.
Brasão episcopal
Bispo de Bom Jesus da Lapa

20152023
Sucedido por
Rubival Cabral Britto, O.F.M. Cap.
Precedido por
Pedro Brito Guimarães
Brasão episcopal
Bispo de São Raimundo Nonato

20112015
Sucedido por
Eduardo Zielski
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.