João Valença

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
João Valença
Nascimento 2 de abril de 1890
Recife
Morte 7 de agosto de 1983
Cidadania Brasil
Ocupação compositor

João Victor do Rego Valença (Recife, 2 de abril de 1890 - 7 de agosto de 1983)[1] foi um compositor brasileiro.

Filho de João Bernardo do Rego Valença Filho e Maria Martins do Rego Valença, nasceu no Recife, e viveu no bairro da Madalena. Sua família tinha uma relação antiga com a música e a arte, seus avós João Bernardo do Rego Valença e Dona Ana Alexandrina do Rego Valença encenavam uma opereta natalina chamada de O Presépio dos Irmãos Valença desde 1865, no sítio deles próprios. O presépio continua a ser representado ainda hoje pela família Valença.[1]

Juntamente com Raul Valença, seu irmão, formou a dupla de compositores conhecida como os Irmãos Valença.

Em 1898 iniciou o aprendizado de piano, estimulado pela família, que cultuava a música, passando a ter aulas com o professor Artur Marques de Oliveira. Antes Raul iniciara de forma autodidata os seus estudos.[2]

Formou em 1924, com um grupo de primos e amigos, uma companhia teatral denominada Grupo Familiar Madalenense.[2]

A canção de maior destaque que compôs junto de seu irmão foi a marcha carnavalesca Mulata que foi muito tocada em diversos clubes de Recife. Em 1932, o músico carioca Lamartine Babo gravou a marcha mantendo o estribilho, alterando a introdução [nota 1] e a segunda parte, tanto na letra quanto na música, mudando também o título para O teu cabelo não nega, marcha que obteve grande sucesso no carnaval carioca de 1932, ocasionando uma disputa jurídica vencida pelos irmãos, obrigando a gravadora RCA Victor a modificar todos os selos dos discos, além de pagar uma indenização de 40 contos de réis.[1][2] Porém, por acordo, Lamartine Babo dividiu os créditos de autoria, pondo seu nome em primeiro lugar, dando a impressão de que os verdadeiros autores seriam apenas coadjuvantes.

Além das inúmeras composições que fez em dupla com seu irmão Raul, João Valença também compôs:

Notas e referências

Notas

  1. Sérgio Cabral, em seu livro Pixinguinha, vida e obra, afirma que foi Pixinguinha o arranjador da composição modificada, e não Lamartine Babo, como se afirmava.

Referências

  1. a b c Virgínia Barbosa. «Irmãos Valença». Fundação Joaquim Nabuco. Consultado em 25 de julho de 2019 
  2. a b c «Irmãos Valença». Dicionário Cravo Albin. Consultado em 25 de julho de 2019 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • CÂMARA, Renato Phaelante. MPB: compositores pernambucanos; coletânea bio-músico-fonográfica, 1920-1995. Recife: Fundaj, Editora Massangana, 1997. p. 64. (Estudos e Pesquisas, 96).
  • Os Que fazem o Carnaval. Anuário do Carnaval Pernambucano 1938. Recife: Federação Carnavalesca Pernambucana, 1938.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]