João Vicente Claudino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
João Vicente Claudino
Foto oficial de membro do Senado Federal
Senador pelo  Piauí
Período 1º de fevereiro de 2007
até 1º de fevereiro de 2015
Vida
Nascimento 9 de fevereiro de 1963 (54 anos)
Cajazeiras, Paraíba
Dados pessoais
Alma mater UNIFOR
Esposa Joselene Claudino
Partido PMDB
Profissão Empresário e Economista
linkWP:PPO#Brasil

João Vicente de Macêdo Claudino (Cajazeiras, 9 de fevereiro de 1963)[1] é um empresário e político brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de João Claudino Fernandes e Maria Socorro de Macêdo Claudino, é casado com Joselene Claudino e pai de cinco filhos. Formado em economia é empresário e detém concessão de radiodifusão.

Ainda criança, passou a residir em Teresina, cidade escolhida por seus pais como sede do Armazém Paraíba, uma das empresas da família. Iniciou seus estudos em Teresina, Piauí, onde cursou o 1º grau nas escolas Santo Antonio, Dom Bosco e no Colégio São Francisco de Sales – o Diocesano. O curso secundário foi feito no Colégio Andreas. João Vicente é formado em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, bacharelado que concluiu na capital cearense em 1984.

Ainda muito jovem, João Vicente de Macêdo Claudino assumiu importantes funções no Grupo Claudino, conglomerado de empresas pertencentes à família, entre elas a Houston (bicicletas e linha fitness)[2], a Ônix Jeans e o Armazém Paraíba. A experiência trouxe a confirmação de sua competência profissional.

Nas Eleições de 2006 foi eleito senador pelo PTB do Piauí[1], com 926.631 votos, o que corresponde a 65% dos votos válidos. Na disputa, derrotou seu principal adversário na campanha, Hugo Napoleão do Rego Neto.

Em 2010, teve sua candidatura alçada ao governo do estado, disputando o pleito contra o então governador Wilson Martins (PSB), e o ex-prefeito de Teresina, o médico Silvio Mendes (PSDB). Ainda no primeiro turno, João Vicente ficou fora da disputa conquistando apenas 21,43% dos votos válidos.

Gurguéia[editar | editar código-fonte]

Vicente Claudino é autor do Projeto que pretende fazer um plebiscito no Piauí sobre a criação de um novo Estado, o Estado do Gurguéia. Este somaria 155.568 Km2, representando 61,85% da área atual do Piauí, onde viviam, em 2005, cerca de 645.296 habitantes, ou seja, 21,46% da população estadual.

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.