João Wilson Faustini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Maestro Faustini
João Wilson Faustini
Nome completo João Wilson Faustini
Nascimento 20 de novembro de 1931 (92 anos)
Bariri,  São Paulo
Morte 26 de fevereiro de 2023
Nacionalidade brasileiro
Ocupação Maestro, cantor, compositor
Religião Cristão Presbiteriano

João Wilson Faustini (Bariri, 20 de novembro de 1931 - Irati, 26 de fevereiro de 2023) foi um pastor presbiteriano brasileiro, regente de coral, organista, cantor, compositor, tradutor, arranjador e editor da maior coleção de Música Evangélica Religiosa da língua portuguesa. É patrono da Soemus - Sociedade Evangélica de Música Sacra.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Maestro Faustini - João Wilson Faustini, nasceu em 20/11/1931, casado, bacharel e mestre em música, maestro, cantor, compositor, organista, tradutor, pastor emérito da igreja Presbiteriana "St.Paul's Church, Membro do presbitério de Newark, New Jersey, EUA, membro vitalício da "Hymn Society of America and Canada, da qual participa da conferência anual realizada por essa sociedade.

Estudou no Westminster Choir College, em Princeton, NJ, EUA ,onde participou do coral e deu recital de canto. Recebeu primeiro lugar pela composição de "Only a Manger", canto de natal para coro. Em 1967 e 68 participou do grupo de ópera de Princeton, como tenor. Fez mestrado de música na Escola de Musica do Union Theological Seminary, em Nova York, especializando-se em composição. De 1967 a 1972 foi professor na Avenel Junior High School, na Cedarcroft Middle School de South Plainfield, NJ, e no North Eastern Biblie College, em Essex Fells, New Jersey.

De 1996 a 2006 foi organista e regente do coral da Second Presbyterian Church, em Elizabeth, NJ EUA.

Tem três coleções de hinos religiosos publicados nos Estados Unidos: "When Breaks the Dawn" The Heavens are Telling" e Adoro te Devote". Compôs musica para textos de Gracia Grindal, para o ano Litúrgico, em um livro intitulado "Treassures of the Faith". Está atualmente publicando uma serie de volumes e uma coleção de composições brasileiras para orgão de tubos intitulada Brazilian Organ Music. Volumes, I, II, II e IV já estão disponíveis pela publicadora Wayne Leupold, NC EUA. Promoveu oficinas de canto coral e se apresentou como cantor, regente, organista em Philadelphia, Nova York, Newark, Evaston, Princeton, Elizabeth, Birmingham e Fall River.

Em 2008, pelo conservatório Musical de Tatuí, regeu o coral "Da Boca pra Fora".

Participa anualmente em São Paulo das oficinas Corais sob os auspícios da SOEMUS. Foi regente titular dos corais da Catedral Evangélica de São Paulo (Primeira Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo) em dois períodos de 1995 a 1964 e de 1972 a 1982.

Atuou como maestro-professor nas faculdades integradas Alcântara Machado e nas faculdades de Santa Marcelina e Paulista de Música.

Atualmente é o maestro do coral "Gaudeamus in Domino", da Associação Coral Iratiense, na cidade de IRATI, PR Brasil. [1]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Cidadão Honorário de Irati [2] Título de Cidadão Honorário de Irati ao maestro João Wilson Faustini pelos relevantes serviços na área cultural na cidade e seu trabalho para o desenvolvimento da música e do Canto Coral em Irati.

Fellows of the Hymn Society (FHS) [3] Título concedido ao membro da Sociedade do Hino dos Estados Unidos e Canadá pelos relevantes trabalhos realizados na área da hinologia.

Publicações no Brasil[editar | editar código-fonte]

Entre as publicações feitas no Brasil podem-se destacar:[4]

A série "Publicação Coral Evelina Harper" com 64 Antemas e hinos com composições originais e traduções, publicada entre 1955-1980.

A coleção "Os Céus Proclamam" em 5 Volumes, incluindo muitas peças originais para coro e hinos congregacionais foi publicada entre 1958-1971.

A coleção "Écos de Louvor" em 10 Volumes, publicados entre 1981-1995 com antemas e hinos.

A coleção "Louvemos a Deus" em 3 Volumes, publicados entre 1997-1999 com música coral.

De 2007 publicou um hinário com 61 hinos novos usando melodias folclóricas do Brasil.

Em 2008 a coletânea "Cantai ao Senhor" com 14 hinos para congregação e solo.

Em 2009 a coletânea Dádiva Divina com músicas para coro e "Queremos te Louvar" com hinos congregacionais.

Publicações nos Estados Unidos[editar | editar código-fonte]

As publicações feitas nos Estados Unidos pela Wayne Leupold Music Publishers, Colfax, NC são:

Publicado em 2006 "When Breaks the Dawn" [5] com hinos de compositores brasileiros com letras traduzidas para o inglês e "Brazilian Organ Music Volume I" e Brazilian Organ Music Volume I - Volume II, publicados em 2007, Volumes III e IV nos anos subsequentes. O volume V de "Brazilian Organ Music" está no prelo.[6][7][8]

Publicações no Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil tem Publicado a maior coleção de musica coral religiosa da língua portuguesa, sendo grande parte traduções de Cantatas de Bach e hinos da tradição cristã.

Referências

  1. «Sobre o Coral Gaudeamus In Domino». Facebook. 26 de julho de 2016. Consultado em 20 de novembro de 2018 
  2. «Título de Cidadão Honorário de Irati - João Wilson Faustini». Facebook. 10 de julho de 2017. Consultado em 20 de novembro de 2018 
  3. «Fellows of the Hymn Society (FHS)». The-Verse. Setembro de 2017. Consultado em 20 de novembro de 2018 
  4. «SOEMUS». Soemus.org.br 
  5. «Wayne Leupold Music Publishers». Wayneleupold.com 
  6. «Wayne Leupold Music Publishers». Wayneleupold.com 
  7. «Wayne Leupold Music Publishers». Wayneleupold.com 
  8. «Wayne Leupold Music Publishers». Wayneleupold.com 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]