João de Médici (1421-1463)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde agosto de 2015). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
João de Médici
Nascimento 3 de julho de 1421
Florença
Morte 23 de setembro de 1463 (42 anos)
Florença
Progenitores Mãe:Contessina de Bardi
Pai:Cosme de Médici
Irmão(s) Pedro de Cosme de Médici
Ocupação banqueiro

Giovanni di Cosimo de' Medici (Florença, 3 de julho de 1421[1] - Florença, 23 de setembro de 1463) foi um banqueiro e mecenas da Itália.

Era filho de Cosimo I de' Medici. Recebeu uma educação humanista e a partir de 1438 dirigiu a filial do Banco Medici em Ferrara. Em 1454 foi eleito Prior de Florença e em 1456 Cosimo o indicou diretor geral do banco familiar, mas seu interesse principal eram as artes, tornando-se um dos grandes mecenas do período renascentista em Florença, patrocinando artistas como Mino da Fiesole, Desiderio da Settignano, Donatello, Domenico Veneziano, Filippo Lippi e Pesellino, além de reunir importante coleção privada. Casou em 1453 com Ginevra degli Alessandrini e com ela teve um filho, Cosimino, morto prematuramente aos oito anos. Sua tumba, esculpida por Verrocchio, está na Basílica de São Lourenço.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.