Joachim Peiper

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Joachim Peiper
Flag of German Reich (1935–1945).svg
Nascimento 30 de janeiro de 1915
Berlim
Morte 14 de julho de 1976 (61 anos)
Taves, França
Nacionalidade Alemanha Alemão
Ocupação Militar
Cargo comandante
Serviço militar
Patente Standartenführer

Joachim Peiper pertenceu à tropa especial de Hitler, a Waffen-SS. Recrutado em 1935,foi ajudante pessoal de Heinrich Himmler e se tornou o mais jovem coronel do regimento na Waffen-SS,com apenas 29 anos.

Peiper se tornou famoso após os combates na frente oriental aonde ganhou a admiração de Hitler como comandante panzer, em dezembro de 1944 participou da ultima ofensiva da wermarcht no comando do Kampfgruppe Peiper ele encabeçou o ataque do 6º Exercito Panzer SS porm devido a problemas como a falta de combustivel e das dificuldades apresentadas pelo terreno das Ardenas a ofensiva foi detida e Peiper e todo o 6º Exercito tiveram de recuar.Durante a ofensiva ocorreu aquele que ficou conhecido como o masscre de Malmedy que na verdade teria sido causado por aviadores norte-americanos que teriam bombardeado por engano as tropas americanas capturas por Peiper, durante o bombardeio alguns prisioneiros tentaram fugir e foram metralhados pelos jovens e nervosos soldados alemães, Peiper nunca ordenou o massacre porem a midia e a opinião pública o jugaram precipitadamente e ele quase foi executado.

Entrou em julgamento, onde foi condenado a forca. Mas os protestos que acusavam os investigadores de espancar e retirar afirmações falsas impediu que Peiper e os outros nazistas relacionados ao massacre fossem executados. Muitos saíram da prisão na década de 50, inclusive Peiper, que cumpriu sua pena e saiu da prisão em 1956.Se mudou para uma cidade no interior da França onde trabalhou em lojas de automóveis e traduzindo livros de guerra do inglês para o alemão. Em 1976,um jornal comunista francês revelou em que cidade Peiper morava e seu endereço.No mesmo mês sua casa foi incendiada(provavelmente por antigos partisans franceses)matando-o.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Massacre de Malmedy