Joachim Sauer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Joachim Sauer
Nascimento 19 de abril de 1949 (73 anos)
Hosena, Senftenberg
Nacionalidade alemão
Cidadania Alemanha, Alemanha Oriental
Cônjuge Angela Merkel
Filho(s) Adrian Sauer
Alma mater
Ocupação químico, professor(a) universitário(a)
Prêmios Medalha Kołos (2009), Medalha Liebig (2010)
Empregador Universidade Humboldt de Berlim
Campo(s) química quântica

Joachim Sauer (Hosena, Senftenberg, 19 de abril de 1949) é um químico quântico alemão, professor titular da Universidade Humboldt de Berlim e primeiro-cavalheiro da Alemanha de 2005 a 2021. É o marido da ex-chanceler alemã Angela Merkel.

Carreira científica[editar | editar código-fonte]

Sauer cursou química no período de 1967-1972 na Universidade Humboldt de Berlim e obteve um doutorado em química em 1974. Continuou a fazer pesquisa até 1977, quando entrou para a Academia de Ciências, Instituto Central de Físico-Química, em Berlim, um dos principais institutos científicos da ex RDA (Alemanha Oriental).

Por um breve período, durante e depois da reunificação alemã (1990-1991), foi o Diretor Técnico Adjunto (Catálise e sorção) para Biosym Technologies, San Diego / EUA (agora Accelrys). Atualmente, atuou como conselheiro para Biosym até 2002.

Em 1992 ele se juntou à Sociedade Max Planck como Chefe do Grupo de Química Quântica, em Berlim. Desde 1993 é professor catedrático de Química Física e Teórica da Universidade Humboldt de Berlim. É um pesquisador ativo em química quântica e química computacional. Os seus estudos computacionais permitiram uma melhor compreensão das estruturas e actividades de alguns catalisadores, tal como zeólitos e, portanto, em especial quando aplicadas aos seus sítios ácidos, [1], bem como a interpretação de espectros de RMN de estado sólido de Si-núcleo 29, e os núcleos de quadripolar tal como Na-23, [2] Al-27 e S-17.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

De um casamento anterior com uma colega química, Sauer tem dois filhos, Daniel e Adrian. Em 30 de dezembro de 1998, casou com Angela Merkel (ela própria um doutor em física com quem já havia trabalhado em um pesquisa sobre química quântica), que mais tarde tornou-se presidente da União Democrática Cristã e em 22 de novembro de 2005, a primeira mulher chanceler da Alemanha.

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) químico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.