Joana Solnado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Joana Solnado
Nome completo Joana Alvarenga Solnado Madeira
Nascimento 21 de setembro de 1983 (33 anos)
Nacionalidade Portugal Portuguesa
Ocupação Atriz
Cônjuge Nuno Queiroz Ribeiro (1 filha)

Joana Alvarenga Solnado Madeira[1] (Lisboa, 21 de setembro de 1983) é uma atriz portuguesa. Filha de Rui Madeira e de sua mulher Alexandra Solnado, é também neta de Raul Solnado.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Estudante universitária de Comunicação e Cultura, na vertente de Cinema, na Universidade Lusófona, recebeu formação em teatro com o padrasto, o actor Thiago Justino, e frequentou o curso de Formação de Actores da extinta Universidade Moderna.

No teatro participou em projectos como Confissões de Adolescente (2002), na peça infantil Olha quem está aí (2003) e em várias outras produções dirigidas por Thiago Justino, como King, I Have a Dream - peça apresentada no The Edge Festival, em Inglaterra com a Fundação Gulbenkian.

Popularizou-se com as suas prestações na televisão, integrando o elenco de várias telenovelas portuguesas: O Último Beijo, Morangos com Açúcar, Tempo de Viver, Ilha dos Amores e em Sentimentos[2], como a protagonista "Leonor Coutinho". No Brasil participou em Como uma Onda, uma produção da Rede Globo (2004/05).

Foi escalada para a nova novela de António Barreira, Remédio Santo (ex-Eclipse), mas negou a participação devido às suas prolongadas férias na Tailândia. Fez inúmeras peças de teatro com o grupo "Actrizes em Pijama" entre elas, Grito das Noivas; Raízes e Noite de Enganos, de William Shakespeare.

Joana Solnado é uma actriz exclusiva da TVI. Em Cinema, fez duas curtas - metragens.

Joana Solnado mantém uma relação sentimental com o chef Nuno Queiroz Ribeiro, conhecido pela sua participação no programa Peso Pesado da SIC, da qual tem a filha Flor nascida em 16 de setembro de 2012. O chef já tem dois filhos rapazes, fruto de uma relação anterior[3].

Televisão[editar | editar código-fonte]

Prémios[editar | editar código-fonte]

Em 2008, ganhou um prémio na Gala da Ficção Nacional da TVI.

Reality shows[editar | editar código-fonte]

Publicidade[editar | editar código-fonte]

Referências