Joaquim Fagundes dos Reis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Joaquim Fagundes dos Reis
Nascimento 17 de agosto de 1785
Curitiba
Cidadania Brasil

Joaquim Fagundes dos Reis (Curitiba, 17 de agosto de 1785[1][2], - ) foi um militar brasileiro, considerado patriarca da cidade de Passo Fundo.

Em 1830, foi designado pela Comandância Militar de São Borja para exercer a função de comissário na nascente povoação que daria origem a Passo Fundo. Especula-se que Fagundes dos Reis já havia estado na região dos Campos de Cima da Serra em 1801, quando participou, ainda jovem e sob o comando de Maneco Pedroso, nas tropas de Borges do Canto, da conquista das missões. Militar experimentado participou também da Campanha da Cisplatina, antes de estabelecer-se como a primeira autoridade de Passo Fundo. Chegou a capitão sob o comando do general Frederico Lecor, nas conquistas da Banda Oriental até o Rio da Prata, na Campanha da Cisplatina.

Em 7 de agosto de 1857, na então Villa de Passo Fundo tomou posse da Câmara Municipal, órgão que acumulava as funções de executivo e legislativo. Documentos da época, dentre os quais livros de sua biblioteca particular sugerem filiação à maçonaria.

Ele batiza o Colégio Estadual Joaquim Fagundes dos Reis, uma das maiores escolas estaduais de Passo Fundo.

Notas e Referências

  1. GEHM, Delma Rosendo. Passo Fundo Através do Tempo
  2. Em seu livro Raízes e pioneiros do Planalto Médio Roselyz Vellozo Roderjan, acusa a existência de uma certidão de batismo de um Joaquim Fagundes dos Reis datada de 21 de dezembro de 1783, também de Curitiba. Este registro de batismo está na folha 17 do Livro 7 de Batismos, Catedral Basílica de Curitiba.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.