Joaquim Lavoura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Joaquim de Almeida Lavoura (Rio de Janeiro, 4 de abril de 1913 - 12 de novembro de 1975) foi um político brasileiro, três vezes eleito prefeito de São Gonçalo.

Sua família mudou-se para o bairro do Gradim, em São Gonçalo, quando ele ainda era criança. Líder comunitário na região, elegeu-se vereador em 1947. Disputou o cargo de deputado estadual em 1950, sem sucesso.

Foi eleito prefeito pela primeira vez em 1954, pelo Partido Trabalhista Nacional, coroando uma campanha em que discursava de cima de um trator, com o slogan "Com trabalho há progresso". Na prefeitura, promoveu reformas em vias públicas, como o calçamento do Porto Velho e Sete Pontes, ligações do município com Niterói. Investiu no setor de obras, comprando máquinas pesadas. Instalou a Usina de Asfalto e a Fábrica de Artefatos de Cimentos. Na área da saúde, construiu o Pronto Socorro Infantil Darcy Vargas[1].

Ao fim do mandato, conseguiu eleger como sucessor o seu secretário Geremias de Mattos Fontes. Mesmo fora da prefeitura, manteve uma forte influência sobre a política local, comandando o grupo dos "lavouristas"[2].

Elegeu-se prefeito novamente em 1962, desta vez pelo Partido Libertador. O segundo mandato, porém, foi marcado por dificuldades, com acusações de irregularidades, problemas com o funcionalismo municipal e desequilíbrio nas finanças públicas. Ainda assim, Lavoura conseguiu manter a imagem de bom administrador, elegendo-se logo em seguida deputado estadual pela Arena[3].

Voltou a se eleger prefeito em 1972, novamente pela Arena. Durante o terceiro mandato, morreu devido a complicações pulmonares[4].

Atualmente existe uma estátua em sua homenagem na Praça Estephânia de Carvalho, em Zé Garoto (São Gonçalo)[5][6].

Referências

  1. Prefeito Joaquim Lavoura[ligação inativa]. Sociedade de Artes e Letras de São Gonçalo
  2. A invenção do Lavourismo. Memória e História Oral: Histórias de Vidas no Município de São Gonçalo
  3. FLORES, Marilda dos Santos Monteiro das. A construção de uma história: o prefeito Joaquim de Almeida Lavoura, o jornal e a Prefeitura de São Gonçalo. Uerj, 2008. Pág. 64
  4. Redação (23 de fevereiro de 2013). «2013: ano do centenário de Joaquim Lavoura». Jornal O São Gonçalo. Consultado em 1 de setembro de 2013 [ligação inativa]
  5. Joaquim Lavoura foi homenageado na última quinta em SG[ligação inativa]. O Fluminense, 5 de abril de 2013
  6. 100 anos de Lavoura Arquivado em 3 de março de 2016, no Wayback Machine.. IPASG


Precedido por
Gilberto Afonso Pires
Prefeito de São Gonçalo
19551959
Sucedido por
Geremias Fontes
Precedido por
Geremias Fontes
Prefeito de São Gonçalo
19631967
Sucedido por
Osmar Leitão Rosa
Precedido por
Nicanor Ferreira Nunes
Prefeito de São Gonçalo
19731975
Sucedido por
Zeir de Souza Porto