Joe Spinell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Joe Spinell
Nome completo Joseph J. Spagnuolo
Nascimento 28 de outubro de 1936
Manhattan, Nova York
 Estados Unidos
Morte 13 de janeiro de 1989 (52 anos)
Queens, Nova York
 Estados Unidos
Ocupação Ator e roteirista
Cônjuge Jean Jennings

Joe Spinell (Manhattan, 28 de Outubro de 1936Queens, 13 de Janeiro de 1989) foi um ator ítalo-americano ,que participou de inúmeros filmes da década de 70 e 80.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Joseph J. Spagnuolo conhecido como "Joe Spinell" nasceu em Manhattan, Nova York, filho de imigrantes italianos, era o mais novo de 6 filhos. Seu pai Pelegrino Spagnuolo (1892 - 1950) morreu vítima de uma doença no rim e no figado. Sua mãe Filomena Spagnuolo (1903-1987) foi atriz, atuou em poucos filmes, alguns ao lado do filho e morreu em 1987.

"Joe Spinell" nasceu em um apartamento onde vivia com a família em Little Italy. Poucos anos após a morte de seu pai, ele se mudou com a família para Queens, em Nova York, onde viveu o resto de sua vida. Joe Spinell sofreu a maior parte de sua vida de hemofilia e asma.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Joe Spinell costumava fazer papéis de mafiosos, assassinos e criminosos. Seus papéis mais conhecidos foram o mafioso: Willi Cicci, em The Godfather (br : O Poderoso Chefão) e em The Godfather: Part II (br : O Poderoso Chefão : Parte II), O agiota Tony Gazzo em Rocky e Rocky II e também fez muito sucesso no papel do Serial Killer Frank Zito, que ele mesmo escreveu e estrelou, no filme: Maniac, de 1980.

Morte[editar | editar código-fonte]

Joe Spinell morreu em 1989 com 52 anos. A causa de sua morte prematura é discutível até hoje, alguns dizem que sua morte foi causada pelo uso de drogas pesadas, e bebidas, após o falecimento de sua mãe em 1987, e também se especula que ele possa ter morrido por causa de asma, ou sangrou até a morte pela hemofilia.

Ele planejava uma sequencia para Maniac, antes de sua morte. Ele foi enterrado no Cemitério Calvario, no Queens, perto de sua casa.

Joe foi casado com a atriz pornográfica Jean Jennings, a partir de Fevereiro de 1977, a Julho de 1979, junto eles tiveram uma filha, mas depois se divorciaram.

"Joe Spinell" era amigo intimo de Sylvester Stallone, fazendo com ele os filmes Farewell, My Lovely, Rocky, Paradise Alley e Rocky II, e também foi padrinho de um dos filhos de Stallone.

Filmografia (seleção)[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]