Joel Xavier

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Joel Salvador Xavier mais conhecido como Joel Xavier[1] (Lisboa, 25 de Abril de 1974) é um guitarrista português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Joel Xavier, 2007

Aos 15 anos começou a tocar guitarra, primeiro com uma guitarra clássica empenada, e depois, com uma guitarra eléctrica. Aos 16 anos assinou contracto com a BMG. Em 1992 gravou o seu primeiro álbum, 18 um registo que mostra o lado Blues de Joel Xavier. Aos 19 anos viajou para Los Angeles, nos EUA e participou num concurso de guitarra da NAMM-SHOW com um solo improvisado de Blues. Para seu espanto ficou em primeiro lugar, no meio de 70 outros guitarristas, e foi considerado pelos críticos norte-americanos como um dos 5 melhores guitarristas do ano. Em 1996 gravou o álbum Sr. Fado, um álbum cheio de solos de guitarra eléctrica que mistura Fado com Blues, gravado direct-on-tape, o que lhe conferiu um carisma live. Em 1997 ganha novamente o prestígio de um dos melhores guitarristas do mundo, desta vez como guitarrista latino, e grava o álbum Palabra de Guitarra Latina ao lado de grandes nomes da guitarra Mundial como Larry Coryell, Bireli Lagrene, Tomatito, Luis Salinas... Em 1999 gravou o álbum Latin Groove com Paquito D'Rivera, Michel Camilo, Larry Coryell e Arturo Sandoval no estúdio particular de Arturo Sandoval, em Miami. Nessa altura recebeu o endorsement da Gibson.

Em 2001 gravou o álbum Lusitano, uma mistura de Música tradicional portuguesa, Fado e Jazz e conta com a participação especial do acordionista Francês Richard Galliano. Em 2003 gravou o álbum que continuou o projecto iniciado em Lusitanto, o álbum Lisboa com a participação especial de Toots Thielemans. Em 2004 gravou o álbum In New York, a Duo com Ron Carter, num dos estúdios míticos de Manhattan, New York. No fim de 2007 gravou o álbum Saravá ao vivo, a Trio, no teatro Sao Luiz, um álbum de ritmos Lusófonos (Brasileiros e Africanos) e guitarra Jazz.

É vegetariano.[2][3]


Discografia[editar | editar código-fonte]

  • "18" BMG, PORTUGAL (1992)
  • "Sr. Fado" BMG, PORTUGAL (1996)
  • "Palabra de Guitarra Latina" BMG Espanha, Palma de Maiorca (1997)
  • "Latin Groove" JXP, Miami USA (1999)
  • "Lusitano" ZM, Lisboa (2001)
  • "Lisboa" ZM, Lisboa (2003)
  • "In New York" JXP, Nova York USA (2004)
  • "Saravá" JXP, ao vivo no teatro Sao Luiz, Lisboa (2007)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Lista de associados da Audiogest» (PDF). Actividades Culturais / Ministério da Cultura. 25 de Julho de 2007. Consultado em 2 de Janeiro de 2014 
  2. Entrevista no Herman 2011, 18ºPrograma.
  3. Associação Vegetariana Portuguesa: Entrevista ao Músico Joel Xavier sobre a sua escolha pelo Vegetarianismo