Jogo eletrônico de corrida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Um jogo eletrônico de corrida é um gênero de jogos eletrônicos em que o jogador participa de competições de corrida com qualquer tipo de veículo terrestre, inclusive motocicletas e quadriciclos. Existem alternativas de jogos com veículos aquáticos, aéreos e até espaciais.

Jogos de corrida utilizam a perspectiva de jogo em primeira ou terceira pessoa. Podem ser baseados tanto em competições ou lugares reais quanto em ambientes fictícios, variando entre jogabilidade de simuladores, ou jogos mais arcades.

História[editar | editar código-fonte]

O gênero corrida começou em 1976 com Night Driver (em português Motorista Noturno), um fliperama da Atari, que envolvia dirigir um carro à noite sem bater. Um dos primeiros jogos a envolver realmente uma corrida foi Pole Position (1982), da Namco.

Há uma divisão entre "corridas de simulação", que centram no realismo, como os jogos de PC - GTR 2, iRacing e os estilo "arcade", com muita velocidade e pistas em cenários diversos, como as séries Need for Speed e Ridge Racer. Há também jogos que acrescentam combate veicular, como Death Race e Carmageddon, que incluem atropelamentos, a série Mario Kart apresenta objetos para arremessar nos adversários, e a série Burnout possui um modo separado em que se deve gerar acidentes de trânsito.

Subgêneros[editar | editar código-fonte]

Arcade[editar | editar código-fonte]

A principal característica dos jogos de corrida arcade é o desapego à física realista, retirando elementos de rigor e precisão, focando na experiência de corrida em si, elementos que podem ser encontrados nesse subgênero são atalhos, múltiplos caminhos, tráfego e utilização de turbos para aumentar a velocidade.

Simulação[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Simulador de corrida

Jogos simuladores de corrida se destinam a representar o mais fielmente possível a digibilidade de um veículo real, com uma curva de aprendizagem e necessidade de grande habilidade de manuseio. Apesar disso, alguns jogos simuladores possuem recursos para ajudar os jogadores como câmbio automático, assistência de direção, controle de tração (TC), anti-lock braking system (ABS) e resistência a danos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.