Jogos Olímpicos de Verão de 1908

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Jogos Olímpicos de 1908)
Jogos da IV Olimpíada
Londres 1908
Olympic games 1908 London.jpg
Dados
Países participantes 22
Sede Londres
País anfitrião  Reino Unido
Atletas 2 008
Eventos 110 em 22 esportes
Cerimônia de abertura 27 de abril
Cerimônia de encerramento 31 de outubro
Abertura oficial Rei Eduardo VII do Reino Unido
Estádio principal Estádio White City
◄◄ St. Louis 1904 Olympic rings without rims.svg Estocolmo 1912 ►►
Dorando Pietri na chegada da maratona dos Jogos Olímpicos de Londres de 1908.

Jogos Olímpicos de Verão de 1908 (em inglês: 1908 Summer Olympics), oficialmente denominados Jogos da IV Olimpíada foram realizados em Londres, no Reino Unido, entre 27 de abril e 31 de outubro de 1908 com a participação de 2 008 atletas, entre eles 37 mulheres, de 22 nações.

Após a realização dos Jogos Intercalares de 1906 na Grécia, considerados não-oficiais e que não tiveram seus resultados computados pelo Comitê Olímpico Internacional, originalmente esta edição deveria ser realizada em Roma, mas uma erupção do vulcão Vesúvio obrigou as autoridades italianas a usar todos seus recursos econômicos para combater os efeitos da tragédia e a desistir de sediar os Jogos, que acabaram por serem transferidos para a capital britânica.

Considerados os primeiros Jogos realmente bem organizados para um evento deste porte, após os fracassados e improvisados Jogos de Paris e Saint Louis, apesar de terem novamente sua duração alongada por mais de seis meses, eles obtiveram o empenho pessoal do Rei Eduardo VII para sua realização e se desenrolaram no primeiro complexo olímpico construído, o Shepperd's Bush Stadium, em White City, subúrbio londrino, com capacidade para cem mil espectadores e que constava de estádio de futebol, pista de atletismo, piscina, pista de ciclismo e instalações para a ginástica e a luta.

Foi nestes Jogos que a Grã-Bretanha, a dona da casa, pela primeira e única vez, liderou o quadro de medalhas em uma Olimpíada, num total de 145 sendo 56 de ouro, mais do dobro de seus perseguidores diretos, os Estados Unidos.

Fatos e destaques[editar | editar código-fonte]

  • Esta viria a ser a primeira das três ocasiões na qual Londres foi sede dos Jogos Olímpicos. As outras duas edições foram em 1948 e 2012.[1][2]
  • Pela primeira vez, na cerimónia de abertura os atletas desfilaram por nações, visto que a maioria dos países enviou equipes nacionais.
  • O italiano Dorando Pietri protagonizou o mais dramático momento destes Jogos, que a história preservou como a maior lembrança dos Jogos de 1908, ao vencer completamente exausto e desorientado a maratona e ser desclassificado logo depois, por ser ajudado a cruzar a linha de chegada pelos fiscais de pista, caindo desmaiado a seguir. A fotografia que eternizou o momento de sua chegada é considerada o primeiro grande ícone fotográfico dos esportes no século XX.
  • Nestes Jogos, a maratona foi disputada pela primeira vez na distância de 42 195 metros – que se mantém até hoje – para que a família real pudesse acompanhar a largada da prova dos jardins do Palácio de Verão, fazendo assim com que a distância a ser percorrida pelos maratonistas, ganhasse mais 2 195 m além dos 40 km originais.
  • O norte-americano Ray Ewry ganhou, pela terceira vez, as provas de salto em altura e salto em distância sem impulsão (modalidade que não faz mais parte do programa olímpico), mantendo-se até à data o único atleta a ganhar oito medalhas de ouro apenas em provas individuais.
  • Pela primeira e única vez na história dos Jogos Olímpicos uma prova ficou sem vencedor. A prova de 1 km de velocidade masculino do ciclismo não teve campeão, nem vice nem terceiro colocado, apesar de ter contado com a participação de 45 atletas, após todos os competidores excederem o tempo mínimo limite para a sua conclusão.[3]

Modalidades disputadas[editar | editar código-fonte]

Países participantes[editar | editar código-fonte]

Participantes dos Jogos Olímpicos em 1908, com as nações estreantes em azul

Um total de 22 nações foram representadas em Londres. Mesmo sendo parte do Império Russo na época, a Finlândia competiu com sua delegação própria pela primeira vez. Turquia (na época Império Otomano) e Nova Zelândia também enviaram atletas pela primeira vez, sendo que esta última competiu numa equipe conjunta com a Austrália (denominada Australásia).

O fato da Grã-Bretanha competir como uma única equipe desagradou a alguns competidores irlandeses, que achavam que a Irlanda deveria competir por conta própria mesmo fazendo parte do Reino Unido na época. Temendo um boicote irlandês, as autoridades mudaram o nome do time para "Grã-Bretanha e Irlanda", e em dois esportes, hóquei sobre a grama e polo, a Irlanda participou com uma equipe separada, ganhando medalhas de prata em ambos (historicamente as medalhas são creditadas para a Grã-Bretanha).

Na lista abaixo, o número entre parênteses indica o número de atletas por cada nação nos Jogos:

Quadro de medalhas[editar | editar código-fonte]

 Ordem  País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze GoldSilverBronze medals.svg
1 Grã-BretanhaGBR Grã-Bretanha 56 51 39 146
2 Estados UnidosUSA Estados Unidos 23 12 12 47
3 SuéciaSWE Suécia 8 6 11 25
4 FrançaFRA França 5 5 9 19
5 AlemanhaGER Alemanha 3 5 5 13

Referências

  1. «London 1948 Summer Olympics - results & video highlights». 20 de maio de 2016. Consultado em 6 de julho de 2016 
  2. «London 2012 Summer Olympics - results & video highlights». 6 de julho de 2016. Consultado em 6 de julho de 2016 
  3. «Parece mentira, mas não é: ponto fantasma, tiro no alvo vizinho, prova sem campeão e erro de digitação». GloboEsporte.com. 1 de abril de 2015. Consultado em 1 de abril de 2015