Jogos Olímpicos de Verão de 1928

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jogos da IX Olimpíada
Amsterdã 1928
1928-amsterdam.jpg
Dados
Países participantes 46
Atletas 2 883
Eventos 109 em 15 esportes
Cerimônia de abertura 28 de julho
Cerimônia de encerramento 12 de agosto
Abertura oficial Príncipe Henrique
Juramento do atleta Harry Dénis
Estádio principal Estádio Olímpico
◄◄ Paris 1924 {{{evento}}} Los Angeles 1932 ►►

Jogos Olímpicos de Verão de 1928 oficialmente Jogos da IX Olimpíada foram os Jogos Olímpicos realizados em 1928 na cidade de Amesterdão, (Países Baixos), entre 17 de maio e 12 de agosto daquele ano, num clima de paz e prosperidade que viria a anteceder vinte anos de guerras e incertezas econômicas, com a participação de 3 014 atletas, entre eles 290 mulheres, representando 46 países, dois a mais que os Jogos anteriores, disputando dezesseis modalidades esportivas.

Nestes Jogos, as mulheres puderam finalmente passar a competir no atletismo e a norte-americana Betty Robinson foi a primeira mulher a conquistar uma medalha de ouro neste esporte, na prova dos 100 m rasos.

O nível de competividade aumentou, com a volta às Olimpíadas dos países derrotados na Primeira Guerra Mundial e até então proibidos de participarem: Alemanha, Áustria, Hungria e Bulgária. Estes foram os primeiros Jogos sem a presença e a liderança de Pierre de Coubertin, que, doente, não compareceu, permanecendo em seu refúgio na Suíça.

A cerimônia de abertura foi realizada de maneira grandiosa no belo estádio Olympisch, construído para os Jogos, com lugar para 65 000 espectadores, que prestigiaram em massa o evento e o mundo viu pela primeira vez a chama olímpica ser acesa no estádio, trazida de Olímpia especialmente para a ocasião. O revezamento que transportaria a chama da Grécia até o local dos Jogos só seria introduzido em Berlim, oito anos depois.

Destaques[editar | editar código-fonte]

  • Pela primeira vez na era moderna, a Chama Olímpica esteve acesa durante todos os Jogos Olímpicos e também a primeira vez que duraram duas semanas.
  • Também foi em Amsterdam que a Grécia foi a primeira nação a desfilar na parada de abertura, com os Países Baixos anfitriões em último. Este protocolo se tornaria permanente no desfile dos Jogos.
  • No meio da prova das quartas-de-final para a competição de remo, o remador australiano Henry Pearce parou para deixar passar uma família de patos que atravessava em fila frente ao seu barco e quase perde a prova, mas mesmo assim Pearce conseguiu ganhar a eliminatória e acabaria por conquistar a medalha de ouro na final, a única da Austrália nestes Jogos.
  • O japonês Mikio Oda tornou-se o primeiro asiático campeão olímpico com seu triunfo no salto triplo.
  • A delegação olímpica dos Estados Unidos foi comandada por um militar: Douglas MacArthur, depois comandante americano na guerra do Pacífico e herói da II Guerra Mundial.
  • Exatos setenta anos antes do filho de argelinos Zinedine Zidane liderar a França na maior conquista esportiva de sua história, a Copa do Mundo de 1998, outro franco-argelino, o pequenino Boughèra El Ouafi, soldado raso do exército colonial francês na Argélia, ganhava a maratona olímpica para a bandeira tricolor. Infelizmente, esquecido e abandonado após sua vitória, El Ouafi morreria pobre e alcoólatra em 1958, aos 60 anos de idade, assassinado com um tiro numa briga de bar em Paris.
  • Betty Robinson, que com apenas 16 anos se tornou a primeira campeã olímpica do atletismo, sofreu um acidente de avião três anos após seu triunfo, onde quebrou várias vértebras e teve uma comoção cerebral. Recuperada, mas sem poder dobrar totalmente o joelho, o que não lhe possibilitava se agachar para a largada, Betty passou a se dedicar ao revezamento e em 1936, nos Jogos de Berlim, conquistou outro ouro como membro da equipe de revezamento feminino 4x100 dos Estados Unidos, aos 24 anos.
  • Estes Jogos também marcam o início da hegemonia em seis olimpíadas consecutivas, até Melbourne 1956, em que a Índia ganharia a medalha de ouro no hóquei sobre a grama.

Modalidades disputadas[editar | editar código-fonte]

Participantes[editar | editar código-fonte]

Países participantes

Um total de 46 nações estiveram representadas nos Jogos de Amsterdã. Malta, Panamá, e Rodésia (hoje Zimbábue) competiram pela primeira vez. A Alemanha retornou após ter se ausentado dos Jogos de 1920 e 1924.

Quadro de medalhas[editar | editar código-fonte]

 Ordem  País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze GoldSilverBronze medals.svg
1 Estados UnidosUSA Estados Unidos 22 18 16 56
2 AlemanhaGER Alemanha 10 7 14 31
3 FinlândiaFIN Finlândia 8 8 9 25
4 SuéciaSWE Suécia 7 6 12 25
5 ItáliaITA Itália 7 5 7 19