Jogos Paraolímpicos: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Bisbis (discussão | contribs)
m Revertidas edições por 189.81.72.232 para a última versão por Daimore (Huggle)
De Boni 2007 (discussão | contribs)
Linha 130: Linha 130:
==[[Modalidades]]==
==[[Modalidades]]==


===100 Metros Rasos(Deficientes Visuais)===


Incluído pela primeira vez nas Paraolimpíadas em Roma em 1960,entre as provas de alta velocidade, a mais importante é a corrida dos 100 metros rasos, em que os participantes deficientes visuais podem usar G.P.S.(Global Positioning System)portáteis ou pontos auditivos como forma de guiar-se na pista, já que não possuem noção de espaço alguma devido a deficiência.


===Arco e flecha===
===Arco e flecha===

Revisão das 23h52min de 16 de dezembro de 2008

Os Jogos Paraolímpicos (forma preferível a para-olímpicos, paralímpicos ou parolímpicos)[1][2][3] são um evento desportivo de múltiplos desportos, equivalente aos Jogos Olímpicos, com provas restritas a atletas com deficiências físicas, mentais ou sensoriais. Inclui atletas com deficiências de mobilidade, amputações, cegueira e paralisia cerebral. Os Jogos Paraolímpicos ocorrem a cada quatro anos, após os Jogos Olímpicos, e são geridos pelo Comité Paraolímpico Internacional.

História

Em 1948, Sr Ludwig Guttmann organizou uma competição envolvendo veteranos da II Guerra Mundial com lesões na medula; Em 1952 juntaram-se a esses jogos competidores dos Países Baixos, desse modo internacionalizando o evento.

Os primeiros jogos para atletas com deficiências organizados à imagem dos Jogos Olímpicos realizaram-se em Roma, em 1960, e ficaram conhecidos como Jogos Paraolímpicos. Os primeiros Jogos Paraolímpicos de Inverno realizaram-se em Örnsköldsvik, na Suécia, em 1976.

A partir de 19 de Junho de 2001, foi assinado um acordo entre o Comité Olímpico Internacional e o Comité Paraolímpico Internacional que determina que os Jogos Paraolímpicos serão realizados em paralelo com os Jogos Olímpicos.

Em 2000, os deficientes mentais foram excluídos dos jogos por causas de denúncias de fraudes na escalação dos atletas. Na época, um jornalista se infiltrou na equipe de basquetebol da Espanha, e descobriu que atletas sem deficiência eram escalados, inclusive o próprio jornalista foi escalado entre os jogadores.

Havia muita dificuldade em definir o que seria "deficiência mental" já que os critérios não são bem definidos. Na última assembléia geral do Comité Paraolímpico Internacional em Cairo no Egito em 2004, foi aprovada a resolução que permitia novamente a participação de portadores de deficiência mental nos jogos.[4]

Os últimos Jogos Paraolímpicos foram realizados em Pequim, na China, em 2008.

Paraolimpíadas de Verão

Ver artigo principal: Paraolimpíadas de Verão
Ano Cidade/País Anfitrião Estádio Olímpico
1960
detalhes
Roma,  Itália de Roma
1964
detalhes
Tóquio,  Japão Estádio Olímpico de Tóquio
1968
detalhes
Tel Aviv,  Israel
1972
detalhes
Heidelberg,  Alemanha Ocidental
1976
detalhes
Toronto,  Canadá
1980
detalhes
Arnhem,  Países Baixos
1984
detalhes
Stoke Mandeville,  Reino Unido
Nova Iorque,  Estados Unidos
1988
detalhes
Seoul, Coreia do Sul Coreia do Sul Estádio Olímpico de Seul
1992
detalhes
Barcelona, Espanha Lluís Companys
1996
detalhes
Atlanta,  Estados Unidos Centennial Olympic Stadium
2000
detalhes
Sidney,  Austrália Telstra Stadium
2004
detalhes
Atenas,  Grécia Estádio Olímpico de Atenas
2008
detalhes
Pequim,  China "Ninho de Pássaro"
2012
detalhes
Londres,  Reino Unido Estádio Olímpico de Londres
2016
detalhes
A anunciar a 2 de Outubro de 2009 A anunciar

Paraolimpíadas de Inverno

Ver artigo principal: Paraolimpíadas de Inverno
Ano Cidade/País Anfitrião
1976
detalhes
Örnsköldsvik,  Suécia
1980
detalhes
Geilo,  Noruega
1984
detalhes
Innsbruck,  Áustria
1988
detalhes
Innsbruck,  Áustria
1992
detalhes
Albertville,  França
1994
detalhes
Lillehammer,  Noruega
1998
detalhes
Nagano,  Japão
2002
detalhes
Salt Lake City,  Estados Unidos
2006
detalhes
Turim,  Itália
2010
detalhes
Vancouver,  Canadá
2014
detalhes
Sochi,  Rússia

Modalidades

Arco e flecha

Incluído pela primeira vez nas Paraolimpíadas em Roma em 1960, esta modalidade destina-se a deficientes motores, com paralisia cerebral, amputados e Les Autres. As competições são individuais ou por equipe. O objetivo é atirar flechas a um alvo de 122 cm de diâmetro, localizado a 70 metros de distância.

Atletismo

O atletismo faz parte dos Jogos Paraolímpicos desde a sua primeira edição em Roma, 1960. Participam nas provas atletas com todos os tipos de deficiência, nos gêneros masculino e feminino. Estes são classificados de acordo com o tipo de deficiência apresentada, de forma a haver equilíbrio na competição. As provas são divididas em: Corridas, saltos, lançamentos e pentatlo.

Basquete em cadeira de rodas

Destinada a portadores de deficiência física motora, em cadeira de rodas, nas categorias masculina e feminina. A modalidade segue as mesmas regras da Federação Internacional de Basquete Amador, com adaptações para os atletas participantes: a cada dois movimentos para impulsionar a cadeira, o jogador tem de driblar a bola pelo menos uma vez e a falta técnica é utilizar os membros inferiores para obter algum tipo de vantagem, como colocar o pé no chão ou levantar um pouco do assento. As dimensões do campo e a altura das cestas são as mesmas do basquete convencional.

Bocia

O jogo de bocha (português brasileiro) ou bocia (português europeu) é um esporte jogado entre duas pessoas ou duas equipes, que consiste em lançar bochas (bolas) e situá-las o mais perto possível de um bolim (bola pequena), previamente lançado. O adversário por sua vez, tentará situar as suas bolas mais perto ainda do bolim, ou remover as bolas dos seus oponentes. O comprimento da cancha-padrão é 20,5 metros.

Incluída nas Paraolimpíadas em 1984 (Roma), é uma modalidade que requer concentração, coordenação, controle muscular, precisão, trabalho em equipe, cooperação e estratégia. Destinada a pessoas com paralisia cerebral ou dificuldade motora e usuários de cadeira de rodas, a competição consiste em lançar bolas vermelhas ou azuis o mais próximo possível da bola branca. Assim vence o jogador ou a equipe que aproximar mais a bola, que podem ser impulsionadas pela mão, o pé ou com a ajuda de um dispositivo auxiliar.

Ciclismo

Atletas com paralisia cerebral, deficientes visuais e amputados praticam o ciclismo, nas categorias feminina e masculina, individual ou por equipes usando bicicletas e triciclos (paralisados cerebrais, segundo o grau de lesão). Atletas cegos competem em bicicletas duplas, com um guia. As regras são as mesmas do ciclismo convencional, mas com pequenas alterações, relativas à segurança. As provas dividem-se em: estrada, velódromo e contra-relógio.

Esgrima

Com provas individuais ou por equipes, esta modalidade destina-se a portadores de deficiência física motora, em cadeira de rodas, nas categorias masculina e feminina. A cadeira é fixada ao solo, por meio de uma armação especial, que ao mesmo tempo posiciona o atleta num certo ângulo e distância. A partida tem três períodos de três minutos - ou até um dos adversários completar 15 pontos e pode ser disputada nas categorias: florete, espada (masculina e feminina) e sabre (masculina).

Futebol de 5

Incluído no Programa nas Paraolimpíadas de Atenas, o Futebol de 5 é praticado por atletas cegos. Estes apresentam a classe desportiva B1, B2 e B3 (o B da sigla é relacionado com palavra inglesa Blind, que na língua portuguesa significa cego). Os jogadores usam uma venda nos olhos para evitar que aqueles que apresentam percepção luminosa tenham vantagem. A bola possui guizos e os jogadores orientam-se pelo som que eles produzem. As partidas, com cinco jogadores em cada equipa, têm dois tempos de 25 minutos e são disputadas em campos de futebol de salão ou relva sintética.

Futebol de 7

Seguindo as regras da FIFA, com pequenas alterações, é praticado por atletas com paralisia cerebral (PCs). Joga-se em duas partes de 30 minutos, com um intervalo de 15 minutos, não existindo foras-de-jogo e o lançamento lateral pode ser feito com as duas mãos ou com uma só. Cada equipa tem sete jogadores em campo, inclusive o goleiro.

Goalball

Modalidade criada exclusivamente para pessoas portadoras de deficiência visual e incluída pela primeira vez nas Paraolimpíadas de Toronto, em 1976. Competem atletas classificados como B1 (cego), B2 (percepção de vulto) e B3 (definição de imagem), segundo as normas de classificação da International Blind Sports Federation - IBSA. Separadas nas categorias masculina e feminina, cada equipe fica do seu lado do campo, com três jogadores cada uma e com, no máximo, três suplentes. O jogo consiste em lançar a bola com a mão na direcção da baliza adversária.

Supino

A modalidade é praticada por atletas em cadeira de rodas, amputados, com paralisia cerebral e Les Autres, divididas em dez categorias de acordo com o peso corporal. Nos Jogos Paraolímpicos: o atleta deitado faz o movimento de cima para baixo, retornando a barra para a posição original, após a ter levantado a cima do tronco. As mulheres competiram pela primeira vez em 2000, em Sydney.

Equitação

Participam nesta modalidade deficientes visuais e deficientes físicos. A única competição na equitação é o adestramento, dividido de acordo com o tipo de paralisia. O vencedor é o cavaleiro ou amazona que demonstrar maior domínio sobre o cavalo após uma série de exercícios como o passo, o trote e o galope. A equitação é um dos desportos mais democráticos das Paraolimpíadas, pois permite que homens e mulheres disputem a mesma prova em condições de igualdade.

Judo

Reservado a atletas portadores de deficiência visual, o judô obedece às regras da Federação Internacional de Judo. São necessárias algumas adaptações, como o facto de não haver punição para ultrapassagem da área de combate no tatami e as advertências são feitas por meios audíveis. O sistema de pontuação é o mesmo: "ippon", "wazari", "yuko" e "koka". A vitória também pode ser obtida através de uma imobilização do oponente por 30 segundos. As competições dividem-se em sete categorias de peso, no masculino e no feminino. As mulheres fizeram a sua estreia nos Jogos de Atenas.

Natação

Nesta modalidade participam atletas de todos os tipos de deficiência, divididos em dois grupos: os portadores de deficiência visual e os todos os outros. As regras são as mesmas da Federação Internacional de Natação Amadora, com adaptações, em especial às partidas, viragens e chegadas. As competições, nas categorias masculina e feminina, por equipes ou individual, abrangem os quatro estilos oficiais: bruços, borboleta, costas e livre. As distâncias variam de 50 a 1500 metros. E aos nadadores cegos permite-se receber aviso do treinador quando se aproximam das bordas.

Rugby

O desporto em si é uma mistura de futebol, basquete e vôlei.Foi esporte de demonstração em Atlanta 1996,é um esporte que permite homens e mulheres na mesma equipe, sendo que é jogado por cadeirantes. O objetivo do jogo é ultrapassar a linha de fundo do adversário com a bola. Cada um recebe uma pontuação de acordo com o grau de deficiência, variando de 0,5 a 3,5 pontos. As equipes, formadas por quatro atletas, não devem ter a soma dos jogadores maior do que oito pontos.

Tênis de mesa

Participam na modalidade atletas com paralisia cerebral, amputados e em cadeira de rodas, nas categorias masculina e feminina, por equipe, individual ou open. Pode ser praticado em pé ou de cadeira de rodas. A imposição da bola bater no meio da mesa no serviço e a permissão para que o atleta se apoie na mesa, desde que não a tire do lugar, são algumas das poucas adaptações das regras da Federação Internacional, também no serviço a bola deve sair pela linha de fundo e não pelas laterais.

Tênis em cadeira de rodas

Ver artigo principal: Tênis em Cadeira de Rodas

Para a prática deste desporto, o atleta precisa combinar força e precisão na batida da bola e velocidade e técnica na movimentação da cadeira. Joga-se como o tênis convencional, com pequenas alterações, como a bola poder bater duas vezes - a primeira dentro do campo e no serviço, não é permitido que as rodas traseiras da cadeira toquem a linha de fundo. Esta modalidade é destinada a atletas com cadeira de rodas, nas categorias masculina e feminina, individual ou em dupla.

Tiro

O esporte entrou no programa em Arnhem, em 1980, nas categorias femininas e masculinas. Durante a competição, que pode ser disputada em pé ou sentado, o atirador tem direito a fazer 60 tiros em 1h45mim, em distâncias variadas de 10 a 50 metros. O alvo possui dez círculos concêntricos, cada um com 0,7mm. O círculo mais externo vale um ponto e assim por diante até o centro, que vale dez pontos.

Vela

Foi esporte de demonstração em Atlanta 1996 e entrou oficialmente no programa em Sydney 2000 . Participam na modalidade atletas em cadeira de rodas, amputados, deficientes visuais, com paralisia cerebral e Les Autres. Apenas duas classes fazem parte do programa da vela nas Paraolimpíadas: a classe Sonar que é composta por três atletas, que recebem pontos que variam de 1 a 7, de acordo com o grau de deficiência, sendo que cada equipe não pode ultrapassar a marca de 12 pontos e a 2,4mR, disputada por apenas um velejador em cada barco.

Vôlei

O esporte entrou no programa em Arnhem, em 1980, com 90% das regras básicas do vôlei tradicional. A grande diferença é que este é disputado com o atleta sentado no campo de 10x6 metros, com uma rede de 1.15 metros de altura. Cada equipe pode ter 12 jogadores inscritos, nas categorias masculina e feminina.

Referências

  1. Costa, José Mário (16 de Setembro de 2008). «Ainda o disparatado "paralímpico"». Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Consultado em 18 de Setembro de 2008 
  2. Correia, Margarita (Janeiro de 2005). «Paralímpico vs. Para-olímpico vs. Paraolímpico». Associação de Informação Terminológica. Consultado em 18 de Setembro de 2008 
  3. Rocha, Maria Regina (6 de Setembro de 2008). «Jogos Paraolímpicos e não "Paralímpicos"». Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Consultado em 18 de Setembro de 2008 
  4. Instituto Indianópolis - Paraolimpíadas 2008

Predefinição:Links Externos