Tiamat (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Johan Edlund)
Tiamat

A banda em concerto no Hard Rock Lagger 2006
Informação geral
Origem Estocolmo
País Suécia
Gênero(s) Metal gótico, rock gótico, death/doom metal (início)
Período em atividade 1988 — atualmente
Gravadora(s) Century Media
Integrantes Johan Edlund
Lars Sköld
Anders Iwers
Thomas Petersson
Ex-integrantes Andreas Holmberg
Stefan Lagergren
Jörgen Thullberg
Thomas Petersson
Johnny Hagel
Página oficial ChurchOfTiamat.com

Tiamat é uma banda sueca pioneira do gothic metal europeu. Começou como uma banda de death metal em Estocolmo.[1]

História[editar | editar código-fonte]

As raízes do Tiamat estão no Treblinka, uma banda sueca formada em 1987.[2] (O nome Treblinka vem de uma cidade da Polônia onde os nazis montaram o primeiro campo de concentração para matar judeus nas câmaras de gás). Depois de algumas demos a banda estava para lançar seu primeiro álbum, Sumerian Cry, quando tiveram de mudar às pressas o nome da banda para Tiamat.

Sumerian Cry, lançado por um pequeno selo inglês (C.M.F.T.), lembra bastante a sonoridade dos seus contemporâneos de Estocolmo; um death metal de velocidade variada, inspirado tanto no Slayer como no Autopsy; algumas passagens lentas, reminiscentes do Black Sabbath, e um timbre "serra-elétrica" de guitarra, que era uma marca registrada do Sunlight Studos.

Com uma ajudinha dos amigos do Unleashed, o grupo se muda para a Century Media e lança The Astral Sleep. Logo de cara vemos que as mudanças sonoros do segundo álbum são radicais. O som está agora muito mais puxado para o Metallica e o Celtic Frost. Também não vemos os blast beats e as temáticas satânicas de outrora. Temos agora também a presença constante de violões e teclados, dando um clima mais intimista e "sofisticado" ao que era antes pura bile e agressão.

Clouds segue o mesmo caminho, com uma produção melhor e músicas mais maduras. Um ano depois lançam The Sleeping Beauty, um EP gravado ao vivo em Tel-Aviv (Israel).

O pico precoce de sua carreira foi Wildhoney,[3] e por um momento foram a prioridade da Century Media. Nessa época a banda saiu em turnê pela Europa com o Type O Negative, o grande nome do Metal gótico americano. Em 1995 foi a vez deles abrirem a turnê do Black Sabbath e Motörhead nos Estados Unidos[4].

Depois do mal-recebido Deeper Kind of Slumber - que estava para R.E.M. e Tricky do que Heavy metal - a banda "estacionou" num Gothic metal padrão, com ocasionais vislumbres musicais (a música "Brighter than the Sun", p. ex).

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Linha do tempo[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. roadie-metal.com (16 de maio de 2018). «TIAMAT: confira o especial 'Clouds' e 'Wildhoney' em Estocolmo». Consultado em 15 de outubro de 2019 
  2. Blabbermouth (21 de agosto de 2013). «Complete Recordings From Pre-TIAMAT Band TREBLINKA To See Light Of Day». Consultado em 15 de outubro de 2019 
  3. All Music. «Tiamat - Biography by Steve Huey». Consultado em 14 de fevereiro de 2020 
  4. http://www.imotorhead.com/motorography/1995.htm

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo sobre uma banda ou grupo musical da Suécia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.