Johann Trollmann

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Johann Trollman
Johann Trollmann
Informações pessoais
Apelido Rukeli
Categoria Peso-médio
Nacionalidade Alemanha Alemão
Data de nasc. 27 de Dezembro de 1907
Cidade natal Wilsche
Falecimento 9 de fevereiro de 1943 (35 anos)
Local campo de concentração de Neuengamme
Cartel
Lutas 62
Vitórias 30
Nocautes 11
Derrotas 19
Empates 13

Johann Wilhelm Trollmann (Wilsche, Império Alemão , 27 de Dezembro de 1907Neuengamme, Alemanha nazista, 9 de Fevereiro de 1943) [1], também conhecido por "Rukeli", foi um boxeador alemão cigano da etnia sinti.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Apelidado como "Rukeli" (do romani "ruk" = árvore), iniciou sua carreira na segunda metade da década de 1920, mas tornou-se famoso em seu país no final daquela década. Seu estilo caracterizava-se por movimentos curtos, semelhantes a um "ballet". Jovem e carismático, era especialmente apreciado por suas fãs que, com frequência, aglomeravam-se em torno dele no final de suas lutas, rapidamente tornou-se um símbolo sexual. Em Abril de 1933, sob as ordens de Adolf Hitler, o título de meio-pesado foi contestado e, em 9 de Junho, foi disputado numa luta entre Adolf Witt e Trollmann. Apesar de ter vencido claramente, os juízes nazistas decretaram a luta como "sem resultado". Depois de considerar a indignação do público, oito dias depois, Trollmann foi agraciado com o título, mas por causa de seu "mau desempenho" (provavelmente sob o pretexto de ter chorado de alegria após a vitória) seu título foi novamente contestado. Também por isso, o jornal nazista Völkischer Beobachter classificou-o como "afeminado". Isto forçou-o a lutar, em 21 de Julho, contra Gustav Eder. Nesta luta foi proibido de mover-se do centro do ringue, sob pena de perder sua licença de lutador. Trollmann, que chegou a este encontro com seu cabelo pintado de loiro e com o corpo coberto com farinha, numa caricatura ariana, foi derrotado em cinco rodadas porque não ofereceu nenhuma resistência para envergonhar a Alemanha nazista.

Perseguição[editar | editar código-fonte]

A perseguição racial do III Reich contra os roma (ciganos) da etnia sinti interrompeu sua carreira. Com o regime nazista exercendo sua autoridade de forma cada vez mais vigorosa, os sinti receberam status igual ao dos judeus em 1938, e a esterilização compulsiva passou a ser a única forma de evitar ser condenado a um campo de concentração. Temendo por sua vida e, para proteger sua filha e sua esposa (não-sinti), aceitou a esterilização e divorciou-se.

Em 1939 foi convocado pela Wehrmacht, e lutou na frente Oriental. Foi ferido em 1941, retornando para a Alemanha. A Gestapo prendeu-o em Junho de 1942, e foi aprisionado no campo de concentração de Neuengamme. Tentou passar despercebido, mas o comandante do campo, que havia sido um oficial de boxe antes da guerra, o reconheceu. Foi então usado como treinador para as tropas durante as noites. O comitê de prisioneiros decidiu ajudá-lo, já que sua saúde deteriorava. Sua morte foi forjada e ele foi transferido ao campo adjacente de Wittenberge com uma identidade falsa.

Morte[editar | editar código-fonte]

O ex-astro foi logo reconhecido e os prisioneiros organizaram lutas pelas quais ele recebia um pouco mais de comida. Derrotou Emil Cornelius, um ex-criminoso e odiado kapo (prisioneiro que gozava de privilégios). Cornelius logo procurou vingança humilhando-o e obrigando-o a realizar trabalhos pesados por todo o dia. Até que, exausto, Trollmann foi atacado por ele e morto a golpes de pá.

Reconhecimento[editar | editar código-fonte]

Memorial "9841" no Viktoriapark (Berlim).

Em 2003, a federação de boxe alemã decidiu reconhece-lo oficialmente como vencedor do campeonato de 1933. Membros de sua família, incluindo sua filha Rita Vowe e seu sobrinho-neto Manuel Trollmann receberam seu cinturão e ele foi postumamente listado oficialmente como campeão alemão dos meio-pesados.[2]

Em 9 de Junho de 2010, aniversário de sua luta pelo campeonato, o artista alemão Bewegung Nurr ergueu o memorial temporário "9841" no Viktoriapark de Berlim para homenagea-lo.[3] O memorial foi também apresentado no ano seguinte em Hannover e Dresden em 2012 por seis semanas. O título refere-se ao número usado por ele na prisão. O curta-metragem alemão Rukelie, de 2006, dramatiza a história de Johann "Rukeli" Trollmann.[4]

Imagens[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Algumas fontes indicam 1944 como o ano de sua morte. Adicionado em 11/06/2015.
  2. YouTube - Die Geschichte vom Boxer Johann Trollmann Lokalzeit aus Köln vom 25 06 2013 WDR MEDIATHEK Moz. (em alemão) Acessado em 04/07/2018.
  3. Der Spiegel - A Fight for Memory: Monument Honors Sinti Boxer Murdered by the Nazis. Siobhán Dowling, 30 de Junho de 2010, (em inglês). Acessado em 09/06/2015.
  4. IMDB - Rukelie (2006), (em inglês), acessado em 11/06/2015.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • YouTube - vídeos sobre Johann Trollmann (em alemão). Acessado em 04/07/2018.
  • Abendblatt - Die Qualen eines Boxers. Dierk Strothmann über Johann Trollmann und sein tragisches Schicksal. 14 de fevereiro de 2009. (em alemão) Acessado em 11/06/2015.
  • BoxRec - Johann Trollmann. (em inglês) Acessado em 11/06/2015.