Johannes Bosscha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2012)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Johannes Bosscha
Física
Nacionalidade Países Baixos Neerlandês
Nascimento 18 de novembro de 1831
Local Breda
Morte 15 de abril de 1911 (79 anos)
Local Heemstede
Atividade
Campo(s) Física
Instituições Universidade de Leiden
Alma mater Universidade de Leiden

Johannes Bosscha Jr. (Breda, 18 de novembro de 1831Heemstede, 15 de abril de 1911) foi um físico neerlandês.

Bosscha descende de uma família a muito conhecida por sua história acadêmica. Seu bisavô e avê eram estudiosos clássicos. Seu pai, Johannes Bosscha Sr. (1797–1874), foi professor de história e literatura e também foi ministro das relação igreja-estado em dois governos (1853–1861). Em 1844-1848 Johannes Jr. frequentou uma escola de latim em Amsterdam, indo depois para a Universidade de Leiden. Em 1854 obteve o doutorado com uma tese sobre galvanometria. Após breve estada em Berlim retornou ao Departamento de Física de Leiden.

Realizou investigações fundamentais sobre polarização galvânica e velocidade de ondas sonoras. Iniciou a teoria mecânica da eletrólise, e foi um dos primeiros a sugerir (1855) a possibilidade de enviar dua mensagens simultaneamente em um mesmo fio. Em 1858 publicou "Conservation of Energy in Galvanic Currents", aplicando a recém formulada primeira lei da termodinâmica a fenômenos elétricos.

Em 1860 Boscha tornou-se catedrático de ciências naturais na Koninklijke Militaire Academie em Breda e em 1863 tornou-se membro da Academia Real das Artes e Ciências dos Países Baixos. Naquele ano Johan Rudolph Thorbecke indicou-o inspetor da educação secundária na parte sul do país, cargo no qual teve muita influência sobre o recém introduzido sistema escolar de Thorbecke, insistindo, por exemplo, em salas de aula especiais para física e química. Em 1873 obteve a cátedra no Departamento de Física da Escola Politécnica de Delft, que depois tornou-se Universidade Técnica de Delft. Em 1875 publicou o livro em três volumes Leerboek der natuurkunde (Livro Texto de Física), o qual não usava matemática avançada e teve diversas edições.

Em 1878 Boscha tornou-se diretor da Escola Politécnica. Heike Kamerlingh Onnes foi seu assistente, de 1878 a 1882, após o que Kamerlingh Onnes tornou-se professor na Universidade de Leiden. Em 1885 Boscha entregou a direção por problemas de saúde.

Seus Verspreide Geschriften (Escritos Diversos) foram publicados em três volumes (Leiden, 1902).

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Em 1855 casou com Paulina Emilia Kerkhoven na cidade de Voorst. Tiveram quatro filhas e dois filhos. O Observatório Bosscha em Java foi denominado em memória de seu filho Karel Albert Rudolf Bosscha (1865–1928), que muito contribuiu para o desenvolvimento técnico da Indonésia.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) físico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.