John Browning

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
John Browning
Browning, c. 1915Browning, c. 1915
Nascimento 23 de janeiro de 1855
Ogden, Território de Utah
Morte 26 de novembro de 1926 (71 anos)
Liège, Bélgica
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Progenitores Mãe: Elizabith Child
Pai: Jonathan Browning
Filho(s) Val A. Browning
Ocupação Inventor
Prêmios National Inventors Hall of Fame (2007)
Medalha John Scott (1905)
Ordem de Léopold (1914)
Religião A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmon)
Assinatura
216×51px

John Moses Browning (Ogden, 23 de Janeiro de 1855[1]Liège, 26 de Novembro de 1926) foi um projetista e inventor americano de armas de fogo que desenvolveu muitas variedades de armas de fogo civis e militares, cartuchos e mecanismos de armas, muitos dos quais ainda estão em uso em todo o mundo.[2] Ele é considerado um dos mais bem sucedidos projetistas de armas de fogo do século XX, no desenvolvimento de modernas armas automáticas e semiautomáticas, e é creditado com 128 patentes de armas.[3] Ele fez sua primeira arma de fogo aos 13 anos na loja de armas de seu pai, e foi premiado com sua primeira patente em 7 de outubro de 1879, aos 24 anos.[4]

Browning influenciou quase todas as categorias de projetos de armas de fogo. Ele inventou ou fez melhorias significativas para ação única, ação de alavanca e slide-action, rifles e espingardas. Suas contribuições mais significativas foram indiscutivelmente na área de autocarregamento nas armas de fogo. Ele desenvolveu as primeiras pistolas de carregamento automático que eram confiáveis e compactas, inventando o parafuso telescópico, integrando o parafuso e cobertura do cano no que é conhecido como "pistol slide". O projeto telescópico do parafuso de Browning é encontrado agora em quase cada pistola semiautomática moderna, também como as diversas armas modernas inteiramente automáticas. Ele também desenvolveu a primeira metralhadora operada a gás, o Colt-Browning Modelo 1895, um sistema que superou a operação de recuo mecânico para se tornar o padrão para a maioria dos projetos de autocarregamento de alta potência em todo o mundo. Browning também contribuiu significativamente para o desenvolvimento automático de canhões.

Os projetos mais bem-sucedidos de Browning incluem a pistola M1911, a pistola Browning Hi Power, as metralhadoras refrigeradas a ar de calibre .30 e calibre .30, a metralhadora Browning .50, a Browning Automatic Rifle e a Browning Auto-5 espingarda semiautomática. Algumas dessas armas ainda são fabricadas, muitas vezes com apenas pequenas mudanças em detalhes e cosméticos para aqueles montados por Browning ou seus licenciados. Suas armas são algumas das armas mais copiadas do mundo.

Vida e obras[editar | editar código-fonte]

Browning era um membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e serviu uma missão de dois anos na Geórgia a partir de 28 de março de 1887. Seu pai Jonathan Browning, que estava entre os milhares de pioneiros mórmons no êxodo em massa de Nauvoo, Illinois a Utah, estabeleceu uma loja de armeiro em Ogden em 1852. John Moses trabalhou na loja de Ogden do seu pai na idade de sete, onde foi ensinado princípios básicos da engenharia e da fabricação, e incentivado experimentar com conceitos novos. Ele desenvolveu seu primeiro rifle, um projeto tiro único de ação de bloco caindo, então fundou sua própria operação de fabricação, em parceria com seu irmão mais novo Matthew Sandifer Browning, e começou a produzir esta arma de fogo.

Browning em seus últimos anos

Legado[editar | editar código-fonte]

A Metralhadora M1895 se viu em ação na guerra Hispano-Americana com os Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. A Colt M1911, Browning 1917/19, e a BAR se viu em ação na Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial e a Guerra da Coreia, com a M1911 passando a servir como braço lateral padrão dos EUA até 1985; uma variante ainda é usado pela unidades de operações especiais do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos e o projeto permanece muito popular entre atiradores civis e alguns departamentos de polícia. O Browning Hi-Power tem um período de serviço similarmente longo fora dos Estados Unidos, e continua a ser o braço lateral padrão das forças armadas australianas e canadenses. A Metralhadora M2 Browning, o calibre intemporal "Ma Deuce", que foi desenvolvido em 1918, entrou em serviço nas Forças Armadas dos EUA em 1921 e permanece em serviço por quase um século com as forças armadas de todo o mundo em uma variedade de papéis. O Canhão M4, um 37mm autocanhão, foi inicialmente concebido por Browning em 1921, e entrou em serviço em 1938; foi usado tanto em aeronaves como no Barco PT da Marinha dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.

Produtos[editar | editar código-fonte]

Vários projetos de Browning ainda estão em produção hoje. Alguns de seus projetos mais notáveis incluem:

Cartuchos[editar | editar código-fonte]

Armas de fogo =[editar | editar código-fonte]

Pistolas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Pelley, Doug (Julho de 2004). «Pictures of Headstones: John M. Browning». Consultado em 23 de janeiro de 2007 
  2. Borth, Christy. Masters of Mass Production, p. 152, 156-9, Bobbs-Merrill Company, Indianapolis, IN, 1945.
  3. "By 1900, over 75% of the repeating sporting arms on the United States market, both lever and pump, were of John's invention." Browning Firearms Collection brochure from The American Society of Mechanical Engineers
  4. Encyclopædia Britannica online, "John Moses Browning".

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Browning, John, and Curt Gentry. John M. Browning, American Gunmaker. New York: Doubleday, 1964. OCLC 1329440

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre John Browning