John Cazale

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


John Cazale
Nome completo John Holland Cazale
Nascimento 12 de agosto de 1935
Boston, Estados Unidos
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Morte 12 de março de 1978 (42 anos)
Nova York, Estados Unidos
Ocupação Ator
Cônjuge Meryl Streep (1974-1978)

John Holland Cazale (Boston, 12 de Agosto de 1935Nova York, 12 de Março de 1978) foi um ator ítalo-americano.

Cazale ficou mais conhecido por representar Fredo Corleone no filme "The Godfather" (br: O Poderoso Chefão; pt: "O Padrinho") e "The Godfather II" (br: "O Poderoso Chefão: Parte II; pt: "O Padrinho: Parte II"), de Francis Ford Coppola. Também participou de grandes filmes como The Conversation, de 1974, também dirigido por Coppola; Dog Day Afternoon (br: Um Dia de Cão), de 1975, onde contracena com Al Pacino; e o mais famoso, The Deer Hunter (br: O Franco Atirador / pt: O Caçador), de 1978, onde desempenhou um papel fundamental neste clássico de Michael Cimino.

Enquanto filmava The Deer Hunter o diretor Michael Cimino soube que o ator estava com câncer e insistiu para que as cenas dele fossem filmadas antes que as dos outros atores. Quando o estúdio soube disso quis retirar Cazale do filme, porém sua então noiva, Meryl Streep, ameaçou se demitir do longa caso isso acontecesse. Ele faleceu aos 42 anos em Nova York, devido a um câncer ósseo poucos dias após o término das filmagens de The Deer Hunter.

Cazale é o único ator do mundo que conseguiu ter todos os seus filmes no Internet Movie Database top 250:

Além disso, todos os filmes em que atuou foram indicados ao Oscar de melhor filme, inclusive 'O Poderoso Chefão Parte III', onde ele apenas aparece em fotos.


Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.