John Constable

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura por outras aceções, veja Constable (desambiguação).
John Constable
John Constable
Auto-retrato pintado em 1806, atualmente exibido na galeria Tate.
Nome completo John Constable
Nascimento 11 de junho de 1776
Suffolk
Morte 31 de março de 1837 (60 anos)
Londres
Nacionalidade britânico
Ocupação Pintor
Movimento estético Romantismo

John Constable (Suffolk, 11 de junho de 1776Londres, 31 de março de 1837) foi um pintor paisagista[1] inglês de tradição romântica, considerado um dos precursores do impressionismo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ele estudou na Dedham Grammar School, e ao deixar a escola, trabalhou um período com seu pai. Em 1799 convenceu então seu pai a manda-lo para a Academia Real Inglesa em Londres para estudar artes. Em 1816, Constable conquistou sua segurança financeira com a morte de seu pai. Casou-se com Marie contra a vontade da família dela. Com a morte de sua esposa, entrou em profunda depressão e os seus trabalhos tornaram-se mais escuros passando um ar de lamento.[1][2][3]

Foi um dos artistas pioneiros na percepção e estudo da mudança destas condições atmosféricas na arte. Constable, que fez da natureza seu tema do secundário, dedicou-se ao ensino e desenvolvimento de novos caminhos para descrever a cor do céu. O céu, principalmente, o encantou devido à mudança , na natureza as quais governam tudo. Marcou fortemente esta sua obsessão com estudos das nuvens e da abóbada celeste, também experimentou diferentes técnicas com folhas molhadas e sereno, capturando novos efeitos, para retratá-los em seus trabalhos.

Nascido no vilarejo de East Bergholht, em Suffolk, Constable sempre agradeceu ao maravilhoso céu local sua decisão de se tornar pintor. Difíceis de catalogar num ou noutro movimento, seus quadros têm algo dos impressionistas na execução e tratamento da cor, mas são definitivamente românticos em seus motivos. De fato, Constable foi um dos primeiros pintores a representar a paisagem com um novo realismo sentimental, embora de maneira mais austera do que Turner ou Friedrich.

O início de sua carreira artística não foi fácil: a família se opunha, e a Academia da Inglaterra recusou seus quadros, considerando-os fora dos padrões acadêmicos, devido ao já mencionado tratamento impressionistas da cor. A obra de Lorrain e de Poussin foi definitiva para sua formação, bem como as paisagens de Rubens.

Constable teve oportunidade de conhecer a obra de todos esses artistas pelos originais pertencentes à coleção particular do aristocrata Beaumont. Entusiasmou-se também pelas obras de Gainsborough e Reynolds, cujas teorias pôs em prática. A exemplo dos impressionistas, Constable preferia pintar ao ar livre e nas suas telas tentava plasmar as alterações nas condições da natureza tal como ocorriam: névoa, chuva fina, sol tênue, umidade. Um dos quadros mais bem aceitos pela crítica foi A Carroça de Feno, que lhe valeu a medalha de ouro da Academia. Até Delacroix tentou copiar os céus de Constable, deslumbrado com a força e o sentimento de sua trabalhada luminosidade.

Constable tinha grande afinidade com a poesia e ocasionalmente exibiu seus escritos. Constable ganhou reconhecimento da sua obra lentamente, primeiro na França e depois na Inglaterra. Faleceu em 1837 e foi um inspirador fundamental para os pintores do romantismo e pintores de paisagem de forma geral.

Obras[editar | editar código-fonte]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «John Constable (1776 - 1837) | National Gallery, London». www.nationalgallery.org.uk. Consultado em 19 de junho de 2020 
  2. Tate. «John Constable 1776–1837». Tate (em inglês). Consultado em 19 de junho de 2020 
  3. «metmuseum.org». www.metmuseum.org. Consultado em 19 de junho de 2020 

Fontes[editar | editar código-fonte]


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons
Commons Categoria no Commons