John Dryden

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


John Dryden
Nascimento 19 de agosto de 1631
Aldwinkle, Northamptonshire
Morte 12 de maio de 1700 (68 anos)
Nacionalidade Inglaterra Inglês
Ocupação Poeta

John Dryden (Aldwinkle, Northamptonshire, 19 de agosto de 163112 de maio de 1700) foi um poeta, crítico literário e dramaturgo inglês que dominou a vida literária na Inglaterra durante a Restauração.

Dryden nasceu na aldeia de Aldwincle, próximo Oundle em Northamptonshire. Era o mais velho dos catorze filhos nascidas de Erasmus Dryden e Mary Pickering, neto paterno de Sir Erasmus Dryden. Em 1650 Dryden passou para o Trinity College, Cambridge onde ele teria experimentado um retorno ao ethos religioso e político da sua infância. Chegando em Londres durante o protectorado, Dryden obteve trabalho com o secretário de Estado de Cromwell, John Thurloe. Pouco tempo depois ele publicou seu primeiro poema importante, Heroique Stanzas (1658), uma elegia sobre a morte de Cromwell, que é cauteloso e prudente na sua exibição emocional. Em 1660 Dryden comemorou a Restauração da monarquia e do regresso de Carlos II com Astraea Redux, uma autêntico panegirico monárquico . Neste trabalho o interregno é ilustrado como um período de anarquia, e Carlos é visto como o restaurador da paz e da ordem.

Como crítico e tradutor foi essencial para fazer acessível ao público leitor inglês obras literárias em línguas clássicas.

Dryden morreu em 1700 e se encontra enterrado na Abadia de Westminster. Sua poesia, patriótica, religiosa e satírico-política, popularizou um tipo de verso endecassílabo que será o preferido do século XVIII, pois foi tomada como modelo por poetas como Alexander Pope e Samuel Johnson.

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: John Dryden
Wikisource
O Wikisource contém fontes primárias relacionadas com John Dryden
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.