John Griggs

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
John Griggs
Morte 15 de novembro de 1839
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense

John Griggs, também conhecido como João Grandão, foi um mercenário norte-americano que participou da Revolução Farroupilha, contratado pelos farrapos.

Chegou a Porto Alegre, como imediato no brigue norte-americano Toucan no início da Revolução Farroupilha, a última embarcação a receber a permissão de ancorar em Porto Alegre, dominada pelos rebeldes.[1] Em 27 de março, abandonou o seu navio e juntou-se aos revoltosos.[1] Isto foi um dos motivos que levaram aos legalistas a prenderem diversos norte-americanos, depois da retomada de Porto Alegre, entre eles o cônsul Isaac Austin Haÿes e o novo imediato do Toucan Walther Hathaway.[1]

Conduziu o lanchão Seival, no seu trajeto lacustre desde a lagoa dos Patos até a, então, vila de Laguna.

Era marinheiro de grande habilidade, o que era exigido na tarefa: a lagoa dos Patos, embora ampla, é rasa, com muitos bancos de areia. Este obstáculo natural, contornado por Griggs, impediu a perseguição mais efetiva por embarcações maiores da marinha imperial, que guardava o porto de Rio Grande.

O naufrágio do Farroupilha na foz do rio Araranguá, o outro lanchão que o acompanhava, conduzido por Giuseppe Garibaldi, fez com que Garibaldi passasse ao Seival e assumisse o comando no ataque a Laguna.

Morreu no combate de Laguna, em 15 de novembro de 1839.

Referências

  1. a b c Rio Grande do Sul, Assembleia Legislativa (1998). «Estados Unidos e Rio Grande - Negócios no Século XIX - Despachos dos Cônsules Norte-Americanos no Rio Grande do Sul 1829/1941». Porto Alegre: Assembleia Legislativa do Estado do RS 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.