John Jameson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde Abril de 2009). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

John Jameson é um personagem fictício que aparece nas histórias em quadrinhos da Marvel Comics. Criado por Stan Lee e Steve Ditko, sua primeira aparição foi quando foi salvo pelo Homem-Aranha, na revista Amazing Spider-Man #1. Ele é o astronauta galã filho do jornalista J. Jonah Jameson, dono do jornal Clarim Diário, no qual trabalha Peter Parker.

A admiração de J.J. Jameson pelo filho, para ele o "verdadeiro herói americano", era apontada como a causa do ódio do jornalista pelos heróis mascarados, em particular o Homem Aranha.

Publicação[editar | editar código-fonte]

Criado por Stan Lee e Steve Ditko, estreou na revista Amazing Spider-Man #1, sendo apresentado como um astronauta.[1]

Durante sua longa temporada em The Amazing Spider-Man durante a década de 1970, o escritor Gerry Conway teve Jameson transformado em lobisomem, com o novo apelido "Man-Wolf". Conway explicou:

Queria fazer algo com [John Jameson] por um longo tempo. Eu senti que ele era um personagem que se perdeu ao longo dos anos. Além disso, neste ponto, em 1973, John Jameson é um astronauta, e estivemos na lua, então eu me perguntei: "O que faríamos com isso no mundo do Homem-Aranha?" E foi assim que aconteceu. Também acrescentou outra camada de tensão ao relacionamento do Homem-Aranha com J. Jonah Jameson. Como escritor, você sempre quer encontrar uma maneira de aumentar a pressão sobre o personagem principal, para aumentar o envolvimento de outros personagens com esse personagem. Consequentemente, qualquer coisa que pudesse tornar o ódio de Jonah ao Homem-Aranha mais intenso e, ao mesmo tempo, mais compreensível, era um dispositivo útil de forma dramática.[2]


O personagem passou por transformações ao longo das histórias criadas por vários escritores e artistas.

Astronauta[editar | editar código-fonte]

Depois de uma viagem à Lua, o cosmonauta é infectado por esporos alienígenas. De volta à Terra, desenvolve superforça e ganha um traje especial para controlar seu novo poder. Convencido por seu pai, eterno detrator do herói aracnídeo, John começa a caçar o Aranha usando o nome de Astronauta e teria matado o heroi, não fosse a intervenção do próprio J.J., que descobre que o Homem-Aranha era inocente da acusação pela qual estava sendo caçado. Ao final da história, John perde seus poderes. Essa história foi publicada na revista Amazing Spider-Man #41-42.

Homem-Lobo[editar | editar código-fonte]

Foi só em 1973, na edição Amazing Spider-Man #124, que o astronauta transformou-se, nas mãos de Gerry Conway e Gil Kane, no Homem-Lobo, um poderoso lobisomem que acaba inimigo do Homem-Aranha. Sua transformação acontece devido a uma estranha pedra lunar que gruda em seu peito depois de mais uma viagem à Lua. E inicia a mutação de homem em lobo furioso na lua cheia. Depois de muita luta, o Homem Aranha finalmente consegue prender a besta e, com a ajuda do Dr. Curt Connors, livra-o da maldição.

Obs.: Quase na mesma época em que surgiu o Homem-Lobo, a Marvel Comics, aproveitando as mudanças do Código de Ética dos Quadrinhos Americanos, lançou aventuras do Lobisomem (juntamente com Drácula, Múmia, Frankenstein e outros), um personagem adaptado das histórias clássicas de terror popularizada pelo cinema. Jack Russell, O Lobisomem (Werewolf by Night, no original) não possui nenhuma relação com o Homem-Lobo, a não ser a de que ambos são afetados pelos raios da Lua Cheia.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Daniel Gillies interpreta John Jameson em Spider-Man 2. Ele se torna o namorado de Mary Jane Watson, causando ciúmes em Peter Parker. Ele é novamente um astronauta (famoso por jogar futebol na Lua). Mary Jane depois o abandona e se casa com Peter. O filme faz várias referências aos quadrinhos, quando John se torna o Homem-Lobo. Jameson, por exemplo, usa o mesmo medalhão que nos quadrinhos o transformarão na besta na Lua Cheia. Apesar disso, John Jameson não aparece na sequência, o filme Spider-Man 3.

Referências

  1. Manning, Matthew K.; Gilbert, Laura, ed. (2012). «1960s». Spider-Man Chronicle Celebrating 50 Years of Web-Slinging. [S.l.]: Dorling Kindersley. p. 18. ISBN 978-0756692360. [The Amazing Spider-Man #1] introduced readers to The Daily Bugle publisher and anti-Spider-Man activist J. Jonah Jameson, as Spidey saved his astronaut son, John, from a space mission gone awry. 
  2. Williams, Scott E. (October 2010). «Gerry Conway: Everything but the Gwen Stacy Sink». TwoMorrows Publishing. Back Issue! (44): 10  Verifique data em: |data= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]