John Joseph Wright

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
John Joseph Wright
Cardeal da Igreja Católica
Prefeito da Congregação para o Clero
Atividade Eclesiástica
Diocese Diocese de Roma
Nomeação 23 de abril de 1969
Predecessor Dom Jean-Marie Cardeal Villot
Sucessor Dom Silvio Cardeal Oddi
Mandato 19691979
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 8 de dezembro de 1935
por Dom Francesco Cardeal Marchetti Selvaggiani
Nomeação episcopal 10 de maio de 1947
Ordenação episcopal 30 de junho de 1947
por Dom Richard James Cushing
Nomeado arcebispo 15 de novembro de 1969
Cardinalato
Criação 28 de abril de 1969
por Papa Paulo VI
Ordem Cardeal-presbítero
Título São Jesus Divino Mestre na Pineta Sacchetti
Brasão
Coat of arms of John Joseph Wright.svg
Lema Resonare Christum
Dados pessoais
Nascimento Dorchester
18 de julho de 1909
Morte Cambridge
10 de agosto de 1979 (70 anos)
Nacionalidade norte-americano
dados em catholic-hierarchy.org
Cardeais
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

John Joseph Wright (* 18o de Julho de 1909 em Dorchester , Suffolk County , Massachusetts , EUA ; † 10 de agosto 1979 em Cambridge , Middlesex County , Massachusetts) era um clérigo americano e cardeal da Igreja Católica Romana .

Vida[editar | editar código-fonte]

Juventude e Sacerdote[editar | editar código-fonte]

O filho de John Wright, um funcionário da fábrica de papel, e sua esposa Harriet (nee Cokely) trabalhou durante a visita do Boston Latin School na filial Hyde Park da Biblioteca Pública de Boston como um menino revista durante a noite e durante o verão. Ele se formou no Boston College em 1931 e depois foi para o Saint John's Seminary em Brighton . No final do seu primeiro ano em St. Johns, foi enviado a Roma para continuar seus estudos no Pontifício Colégio Norte-Americano e na Pontifícia Universidade Gregoriana . O Cardeal Vigário , Arcipreste da Basílica de Latrãoe secretário do Santo Ofício , Francesco Cardinal Marchetti Selvaggiani , ordenou em 08 de dezembro de 1935 na capela do Norte Ameri Kania College por sacerdotes .

Após sua ordenação , ele participou do programa de pós-graduação da Gregoriana, recebeu uma licenciatura em Teologia em 1936 e em 1939 o Doutor em teologia doutorado . Ele ensinou filosofia e teologia no Seminário de São João até 1943, quando se tornou secretário particular do arcebispo de Boston , William Henry O'Connell . Sob o sucessor de O'Connell, Richard James Cushing , ele manteve este post. Em 17 de dezembro de 1944, ele foi nomeado capelão de Sua Santidade .

Bispo Auxiliar e Bispo[editar | editar código-fonte]

Papa Pio XII. nomeou-o em 10 de maio de 1947 Bispo Auxiliar em Boston e Bispo Titular de Aegeae . O arcebispo de Boston, Richard James Cushing, doou a ele em 30 de junho do mesmo ano, na Catedral da Santa Cruz , a ordenação episcopal ; Os co- consagradores foram Ralph Leo Hayes , bispo de Davenport , e James Louis Connolly , bispo coadjutor de Fall River . Seu lema era Resonare Christum .

Ele se tornou o primeiro bispo de Worcester em 28 de janeiro de 1950 . Nesta posição, ele criticou tanto utópico e Weltuntergangsbeschwörer, e disse que um cristão o grande erro exemplar [reconhece] para que a natureza humana é capaz ... mas [saber] que a graça é mais forte do que o pecado.

Em 1953, Wright foi eleito para a Academia Americana de Artes e Ciências . [1]

Papa João XXIII. nomeou-o bispo de Pittsburgh em 23 de janeiro de 1959 . Ele participou de todas as sessões do Concílio Vaticano II e foi a força decisiva por trás de alguns documentos. Depois dos avanços do ecumenismo no conselho, ele acreditava que haveria unidade direta nas boas obras e no amor entre católicos e protestantes.

Cardeal[editar | editar código-fonte]

Papa Paulo VI. o levou em 28 de abril 1969 como um padre cardeal com a igreja titular de Gesù Divino Maestro alla Pineta Sacchetti no colégio de cardeais e nomeou-o simultaneamente ao prefeito da Congregação para o Clero . Ele foi um dos quatro cardeais que viajou para Auschwitz em 1972 em memória de Maximilian Kolbe ; Além de John Joseph Krol , ele foi o único outro cardeal americano a visitar a Polônia. Ele não compareceu ao conclave em agosto de 1978 porque estava se recuperando de um procedimento cirúrgico, mas no conclave noOutubro do mesmo ano . Aos 70 anos, ele morreu de polimiosite e foi enterrado no Cemitério da Santidade em Brookline .

Visualizações[editar | editar código-fonte]

O legado do cardeal permanece indiscutível. Ele era um intelectual liberal em questões teológicas sociais, mas conservadoras. Ele fez campanha pelos direitos civis e condenou a Guerra do Vietnã, mas rejeitou a ordenação e a contracepção das mulheres . Ele também acreditava que as anuais Sínodos seria inútil e angustiante e sete anos de idade apropriada para crianças é receber o sacramento da penitência, porque eles seriam capazes de corrigir o comportamento pecaminoso em uma idade precoce.

Trivialidades[editar | editar código-fonte]

  • Ele acreditava que o papa João Paulo I era um espirituoso papa que, apaixonado pela literatura, estava unido ao amor das palavras das alegrias de Deus .
  • Ele estava muito bem informado sobre Joana d'Arc .

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Members of the American Academy. Listed by election year, 1950-1999. Abgerufen am 23. September 2015