John Levén

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
John Levén
John Levén
Levén ao vivo em 2017
Informação geral
Nome completo John Gunnar Levén
Também conhecido(a) como Jompa
Nascimento 25 de outubro de 1963 (60 anos)
Local de nascimento Estocolmo
Suécia
Gênero(s)
Ocupação(ões) músico
Instrumento(s)
Período em atividade 1981-presente
Afiliação(ões)

John Gunnar Levén (Estocolmo, Suécia, 25 de outubro de 1963) é um músico sueco. Ele é conhecido como baixista da banda de hard rock Europe.[1] Levén e o vocalista Joey Tempest são os únicos membros que participaram de todos os álbuns de estúdio do grupo.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Quando Levén tinha 7 anos de idade, ele e sua família mudaram-se para o subúrbio Upplands Väsby, onde vários membros do Europe cresceram, e amigo de infância de Joey Tempest. Entrou no grupo Force, o qual mais tarde mudaria o nome para Europe, como baixista em 1981,[2] substituindo Peter Olsson. Chegou a trocar de lugar com Marcel Jacob no mesmo ano, passando a ser baixista na banda de Yngwie Malmsteen, mas após 3 meses voltaram as suas bandas originais.

Depois do Europe, Levén gravou e participou de turnês com bandas como Allegiance Of Rock, Brazen Abbot, além de seu colega John Norum, e também com o Glenn Hughes, ex-integrante do Black Sabbath e do Deep Purple.

O Europe reuniu-se novamente em 2003, e Levén tem sido desde o retorno um dos principais compositores da banda. "Jompa" seu apelido na banda, e casado e tem 4 filhos.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Joey Tempest (Europe): "La Paz y Potosí son ciudades altas y tocar ahí será muy emocionante». Página Siete (em espanhol). 22 de setembro de 2019. Consultado em 30 de dezembro de 2019 
  2. «Il ritorno della band svedese Europe sul palco milanese». La Provincia di Cremona (em italiano). 29 de novembro de 2017. Consultado em 30 de dezembro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Media relacionados com John Levén no Wikimedia Commons

Ícone de esboço Este artigo sobre baixistas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.