John L. Lewis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de John Llewellyn Lewis)
John L. Lewis
John L. Lewis
Nascimento 12 de fevereiro de 1880
Cleveland Township
Morte 11 de junho de 1969 (89 anos)
Alexandria
Sepultamento Cemitério Oak Ridge
Cidadania Estados Unidos
Ocupação minerador, sindicalista, político
Prêmios

John Llewellyn Lewis (Cleveland, 12 de fevereiro de 1880Alexandria, 11 de junho de 1969) foi um líder trabalhista estadunidense[1] que serviu como presidente da United Mine Workers of America (UMW) de 1920 a 1960.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Um personagem importante na história da mineração de carvão, foi a força motriz da fundação do Congresso de Organizações Industriais (COI), que criou o United Steel Workers of America e ajudou a organizar milhões de outros trabalhadores industriais na década de 1930, durante a Grande Depressão. Depois de renunciar ao cargo de chefe do COI em 1941, Lewis retirou o United Mine Workers do COI em 1942 e em 1944 levou o sindicato para a Federação Americana do Trabalho (FAT).

Um liberal, ele desempenhou um papel importante ao ajudar o democrata Franklin D. Roosevelt a obter uma vitória esmagadora para a presidência dos EUA em 1936. Ele era um isolacionista e rompeu com Roosevelt em 1940 por causa da política externa antinazista de Roosevelt. Lewis foi um dos líderes mais polêmicos e inovadores da história do trabalho, ganhando crédito por transformar os sindicatos industriais do CIO em uma potência política e econômica que rivalizava com a FAT. Mas durante a Segunda Guerra Mundial, ele foi amplamente criticado por chamar uma greve nacional do carvão nacional, que os críticos acreditavam ser prejudiciais à economia americana e ao esforço de guerra.

Sua enorme cabeça leonina, sobrancelhas de floresta, mandíbula firme, voz poderosa e carranca sempre presente emocionaram seus apoiadores, irritaram seus inimigos e encantaram os cartunistas. Os mineiros de carvão por 40 anos o saudaram como seu líder, a quem eles atribuíram altos salários, pensões e benefícios médicos.[2] Depois que seu sucessor morreu logo após assumir o cargo, Lewis escolheu Tony Boyle, um mineiro de Montana, para assumir a presidência do sindicato em 1963.

Presidiu uma organização de mineiros dos Estados Unidos entre 1920 e 1960.[1]

Referências

  1. a b «John L. Lewis». Encyclopædia Britannica. 7 de junho de 2019. Consultado em 24 de julho de 2019 
  2. «Lewis, John L. (12 February 1880–11 June 1969), labor leader». American National Biography (em inglês). Consultado em 12 de fevereiro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: John L. Lewis
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre John L. Lewis
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.