John Oxley

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
John Oxley
John Oxley
Nascimento 6 de julho de 1784
Kirkham
Morte 26 de maio de 1828 (43 anos)
Camden
Residência Inglaterra
Cidadania Austrália, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda
Filho(a)(s) John Norton Oxley, Henry Oxley
Ocupação explorador, naturalista, botânico, político

John Oxley ( Yorkshire, 1 de janeiro de 178526 de maio de 1828) foi um explorador e botânico inglês.

Biografia[editar | editar código-fonte]

John Oxley entrou na Marinha Real Britânica com a idade de onze anos. Viajou para a África em outubro de 1802 a bordo do navio "Boo", que tinha como função explorar o litoral africano. Em 1805, Oxley foi promovido para o posto de segundo tenente. Em 1806, a bordo do "Estramina" realizou uma viagem para Van Diemen's Land ( atual Tasmânia), onde ficou durante algum tempo. Em 1807 retornou para a Grã-Bretanha, sendo promovido a tenente. Em 1809, embarcou no "HMS Porpoise" para Van Diemen's Land levando como passageiro o governador William Bligh que havia sido deposto na Rebelião Rum. Terminado seu trabalho retornou para a Grã-Bretanha onde passou a residir até ocupar a função de comissário-geral em Nova Gales do Sul em 1812. Em abril de 1815, Oxley estava com o Governador Macquarie quando Bathurst em Nova Gales do Sul foi fundada.

Explorou em 1817 e 1818 os rios Lachlan e Macquarie com o botânico Allan Cunningham (1791-1839). Publicou o relato da sua viagem sob o título Journals of Two Expeditions into the Interior of New South Wales, undertaken by order of the British government in the years 1817-18. Em 1818, Oxley viajou para Dubbo, relatando em seu diário que alcançou esta região em 12 de junho de 1818 , descrevendo como uma bela região, muito arborizada, e livre de inundações.

Em 1819, chegou a baia de Jervis que considerou imprópria para colonização.

Em 1823, Oxley seguiu pela costa norte a bordo do "Mermaid" explorando o Porto Curtis e a Baia Moreton. Em 1824, novamente acompanhado por Cunningham, descobre o Rio Brisbane e o Rio Bremer. Recomendou ao governador estabelecer uma colônia na baia Moreton, que mais tarde se tornaria a cidade de Brisbane.

Oxley teve dois filhos com Emma Norton (1698-1885), com quem se casou em 1821 e, anteriormente, duas filhas com Charlotte Thorpe e um com Elizabeth Marnon.

A "rodovia Oxley" em Nova Gales do Sul; a "ilha Oxley" na costa norte de Nova Gales do Sul, a "Divisão Oxley", uma divisão eleitoral em Queensland; o "Distrito Eleitoral de Oxley" em Nova Gales do Sul, o "Parque Nacional dos Rios Selvagens de Oxley"; os subúrbios "Oxley em Queensland" e "Oxley em Camberra" e a "Biblioteca John Oxley", parte da Biblioteca do Estado de Queensland, foram nomeados em sua homenagem.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]