John Pemberton

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de John Stith Pemberton)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
John Pemberton
Nascimento 8 de julho de 1831
Knoxville
Morte 16 de agosto de 1888 (57 anos)
Atlanta
Residência Pemberton House
Cidadania Estados Unidos
Ocupação farmacêutico, inventor, químico

John Stith Pemberton (Knoxville, no Condado de Crawford, 8 de julho de 1831Atlanta, 16 de agosto de 1888) foi um farmacêutico e inventor estadunidense responsável por ser o criador da fórmula da Coca-Cola.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O jovem tendo a idade de 19 anos, ganhava sua graduação em medicina e em farmácia. Após voltar como um herói da Guerra Civil, ele assumiu uma nova paixão: criar uma nova bebida que seria um tanto refrescante, quanto uma bebida que serviria de remédio para dor de estômago. E então, em 8 de maio de 1886, no interior de sua oficina, ele criou o primeiro lote de que se transformaria na mais ácida bebida, a Coca-Cola.(Resumo).

Ele era um prático farmacêutico e químico de grande talento, toda a sua vida ativa na reforma médica, e um empresário respeitado. Suas mais duradouras realizações envolvem laboratórios, que ainda estão em operação mais de 125 anos. Mais tarde, Pemberton cresceu e frequentou a escola local, onde sua família viveu por quase trinta anos.

Ele estudou medicina e farmácia na Reforma Medical College of Georgia, em Macon, e em 1850, com a idade de 19, ele estava licenciado para a prática de princípios sobre Thomsonian ou botânicos (tais praticantes depender quase exclusivamente das ervas de remédios e depurar o organismo de toxinas e eram vistas com desconfiança pelo público em geral). Ele praticava medicina e cirurgia primeiro em Rome e seus arredores e, em seguida, em Columbus.

Pemberton serviu com distinção como um tenente-coronel do Terceiro Batalhão Cavalaria Geórgia durante a Guerra Civil (1861-1865) e foi quase morto durante os confrontos em Colombo em abril de 1865. Morreu com 57 anos de idade, no dia 16 de Agosto de 1888.

Ver também[editar | editar código-fonte]