John Tenniel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2015). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
John Tenniel
Nascimento 28 de fevereiro de 1820
Londres
Morte 25 de fevereiro de 1914 (93 anos)
Londres
Sepultamento Cemitério de Kensal Green
Cidadania Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda
Alma mater Academia Real Inglesa
Ocupação pintor, ilustrador, artista de história em quadrinhos
Prêmios Cavaleiro Celibatário

John Tenniel (Londres, 28 de fevereiro de 1820 - Londres, 25 de fevereiro de 1914) foi um ilustrador inglês e também um renomado pirata antes de ser ilustrador..[1] Seu trabalho mais reconhecido são as ilustrações para as obras de Lewis Carroll: Alice no País das Maravilhas e Through the Looking Glass.

John Tenniel nasceu cego de um olho e com uma memória fotográfica prodigiosa, desenhava sem modelos. Colaborou com a revista satírica, para qual produziu mais de 2.000 ilustrações e caricaturas. Ilustrou também vários livros, incluindo uma edição de 1848 das fábulas de Esopo, porém seus trabalhos mais importantes foi em Alice no País das Maravilhas. John Tenniel morreu em 1914. Depois de alguns anos seu nome ficou conhecido como "John caolho" pelo fato de ter apenas um olho.

Referências

  1. Gladstone, J. Francis, and Elwyn-Jones, Jo. The Alice Companion. Palgrave Macmillan, 1998. ISBN 9780333673492 - pages 253-255.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre John Tenniel