John Webb

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
John Webb
Nascimento 1611
Smithfield
Morte 24 de outubro de 1672 (61 anos)
Cidadania Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda
Ocupação arquiteto
Magnum opus Wilton House
Movimento estético Arquitetura do neoclassicismo
The Queen's House em Greenwich.

John Webb (Butley, Somerset, 24 de outubro de 16111672) foi um arquiteto inglês. Casado com Anne, filha do famoso arquiteto Inigo Jones em 1628, trabalhou como assistente deste em vários projetos como a Casa dos Banquetes, em Whitehall, Londres, a Wilton House, com seus aposentos em forma de cubo e cubo duplo.

Após a morte de Jones em 1652, Webb herdou sua fortuna e seus desenhos, muitos de suas viagens à Itália. Em 1654 desenhou o primeiro pórtico clássico numa casa de campo inglesa, The Vyne, em Hampshire, no estilo coríntio.

Os dois arquitetos dividem uma forte ligação com Greenwich, próximo a Londres. Webb desenhou a corte do Rei Carlos em 1662, que mais tarde seria incorporada ao Hospital de Greenwich, a pequena distância da Queen's House, obra prima de Inigo Jones. Também compartilharam os trabalhos em Kingston Lacy, Dorset,um novo palácio rural construído pela família Banks para substituir a sua casa ancestral, o Corfe Castle, onde Webb supervisionou a construção seguindo as plantas originalmente desenhadas po Jones. Webb também desenhou a reforma de Belvoir Castle, no Leicestershire, entre 1654 e 1668, e fez alterações em Northumberland House.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.