Johnny Dodds

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Johnny Dodds
Informação geral
Nome completo Johnny Dodds
Nascimento 12 de Abril de 1892
Origem Nova Orleans, Luisiana
País  Estados Unidos
Data de morte 8 de agosto de 1940 (48 anos)
Chicago, Illinois
Gênero(s) Jazz
Ocupação(ões) Instrumentista de jazz
Instrumento(s) Clarinete
Saxofone
Afiliação(ões) Baby Dodds

Johnny Dodds (Nova Orleães, Los Angeles, 12 de Abril de 1892Chicago, Illinois, 8 de Agosto de 1940), foi um clarinestista de jazz e blues, e saxofonista alto, norte-americano. Para além de ter formado a sua própria banda, Dodds tocou com bandas como as de Joe "King" Oliver, Jelly Roll Morton, Lovie Austin e Louis Armstrong

Biografia[editar | editar código-fonte]

Johnny Dodds estudou clarinete com Lorenzo Tio, um músico de Nova Orleães. Tocou com as bandas de Frankie Duson, Kid Ory, e Joe "King" Oliver. Dodds viajou para Chicago, e tocou com a banda de jazz de Oliver, a Oliver's Creole Jazz Band, com a qual gravou em 1923.

Dodds colaborou, frequentemente, com o seu amigo Natty Dominique, durante este período, e esta relação de amizade iría durar toda a sua vida. Após a saída da banda de Oliver, em 1924, Dodds substitui Alcide Nunez, como o clarinetista permanente do Kelly's Stables (entre 1924 e 1930.

Durante os anos 20, grava com diversos grupos de jazz, em Chicago, entre os quais o Louis Armstrong's Hot 5 and Hot 7, e o Jelly Roll Morton's Red Hot Peppers.

A década seguinte foi uma fase em que Dodds se manteve mais afastado da música, ocupando o seu tempo a gerir uma empresa de táxis, com o seu irmão Baby Dodds, só voltando a gravar em 1938.

Notável no seu profissionalismo, e virtuosismo, como músico, Johnny Dodds foi uma das principais influências de outros clarinetistas, como Benny Goodman.

Johnny Dodds morre em Chicago, em 1940.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.