Jon Fitch

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Jon Fitch
Jon Fitch.JPG
Jon Fitch
Informações
Nascimento 24 de fevereiro de 1978 (40 anos)
Fort Wayne, Indiana
Nacionalidade norte-americano
Altura 1,82 m
Peso 77 kg
Modalidade Wrestling, Guerrilla Jiu-Jitsu, Kickboxing
Organização(ões) American Kickboxing Academy
Graduação      Faixa Preta em BJJ''
Período em
atividade
2002–presente
Cartel nas artes marciais mistas
Total 39
Vitórias 30
Por nocaute 5
Por finalização 6
Por decisão 19
Derrotas 7
Por nocaute 2
Por finalização 3
Por decisão 2
Empates 1
Sem resultado 1
Ligações externas
Página oficial:
www.jonfitch.net
Cartel no MMA pelo Sherdog

Jonathan Parker Fitch (Fort Wayne, 24 de fevereiro de 1978) é um lutador de MMA norte-americano, atualmente campeão do Peso Meio Médio do World Series of Fighting . Fitch competiu no Peso Meio Médio do UFC, alcançando 17 lutas de invencibilidade, até perder para o então campeão Georges St-Pierre. Em Outubro de 2012, Fitch foi rankeado como o lutador número #5 do mundo da divisão dos Meio Médios pelo Sherdog.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Após concluir o ensino médio na instituição Carroll High School (Fort Wayne, Indiana), Fitch se matriculou em Purdue University em 1997 e graduando-se em 2002 como Bacharel em Educação Física com ênfase em História.

O dinheiro e a fama que muitos atletas estavam alcançado por meio do MMA chamou atenção de Fitch, que deu início a sua carreira no MMA no mesmo ano que se graduou na Purdue University.

Carreira no MMA[editar | editar código-fonte]

Jon Fitch começou sua carreira nos Meio Pesados com um recorde de quatro vitórias, duas derrotas e um sem resultado. Fitch percebeu então que o esporte exigia uma dedicação integral e uma formação de alto nível então ele se mudou para San Jose, Califórnia para treinar na American Kickboxing Academy.

Nas sete lutas seguidas, Fitch acumulou vitórias sobre lutadores como Shonie Carter, Alex Serdyukov e Jeff Joslin. Depois de não conseguir fazer o processo de seleção para a primeira temporada de The Ultimate Fighter, uma decisão de última hora pela equipe de produção que deixou Fitch preso em um aeroporto com sua bagagem já embarcada, ele ganhou uma luta no UFC em 3 de outubro de 2005, onde Fitch derrotou Brock Larson na categoria dos Médios.

Descida para Meio-Médios[editar | editar código-fonte]

Após descer para a categoria dos Meio Médios, Fitch venceu as seis primeiras lutas que disputou contra Josh Burkman, Thiago Alves, Luigi Fioravanti e Diego Sanchez. Com essa sequência de vitórias, Fitch passou a ser visto como um possível concorrente pelo cinturão da categoria. No UFC 82, Fitch derrotou Chris Wilson por decisão unânime. O Presidente do UFC Dana White elogiou a performance do atleta dentro do octógono e o indicou para a disputa do cinturão; que aconteceria com vencedor do UFC 83 entre Georges St. Pierre e Matt Serra.

Luta pelo cinturão[editar | editar código-fonte]

Fitch foi derrotado por Georges St. Pierre por decisão unânime 50-43, 50-44, 50-44 no UFC 87.

Caso vencesse, Fitch alcançaria 9 vitórias consecutivas no UFC, superando a sequencia de oito vitórias do Royce Gracie (esse recorde foi quebrado em agosto de 2011 por Anderson Silva).

Volta à disputa do título[editar | editar código-fonte]

Fitch foi liberado do UFC no dia 20 de novembro de 2008. A disputa era sobre sua relutância em assinar um contrato vitalício para permitir que seu nome e imagem para ser usado em um vídeo game da UFC lançado com THQ. No final, a Fitch acabou assinando um contrato de licenciamento que permitirá que o UFC para apresentá-lo em sua libertação jogo UFC Undisputed e voltou para o UFC. O exílio do UFC durou menos de 24 horas.

Fitch ganhou do veterano do PRIDE Fighting Championships, Akihiro Gono por decisão unânime no UFC 94. Ainda derrotou Paulo Thiago por decisão unânime em UFC 100. Fitch era esperado para enfrentar Ricardo Almeida em 21 de novembro de 2009, no UFC 106, mas devido a uma lesão no joelho de Almeida, a luta foi cancelada, Fitch foi então programado para enfrentar Thiago Alves em 12 de dezembro 2009, UFC 107 em uma revanche muito esperada. No entanto, Alves sofreu uma lesão e foi forçado a sair do card, Mike Pierce o substituiu. Fitch derrotou Pierce por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28).

Fitch era esperado para finalmente enfrentar Thiago Alves em 27 de março de 2010 no UFC 111: St. Pierre vs. Hardy, mas em 25 de março de 2010, Alves foi forçado a sair do card devido a uma irregularidade no cérebro que apareceu em um exame de pré-luta. Então Ben Saunders substituiu Alves. Ele ganhou a luta por decisão unânime.

A revanche entre Alves e Fitch, anteriormente agendada para o UFC 107 e UFC 111 foi movida para UFC 115, e mais uma vez mais a luta foi movido até que, finalmente, que teve lugar no UFC 117. Esta luta foi confirmada para definir o desafiante n°1 para o Cinturão Meio Médio do UFC, Alves não bateu o peso, pesando 171,5 lbs, significando que ele teve que desistir de 20% de sua bolsa luta. Fitch derrotou Alves por decisão unânime. Mais tarde Dana White fez observações da maneira das vitórias de Fitch (principalmente as por decisão, em vez de elogiá-lo) e falta de empolgação dos fãs do UFC com suas lutas. Após a vitória de Jake Shields sobre Martin Kampmann em UFC 121, White confirmou Shields como o próximo desafiante ao Cinturão da categoria, deixando o status da Fitch não confirmado na divisão.

Fitch era esperado para enfrentar Jake Ellenberger em 05 de fevereiro de 2011 em UFC 126. Mas, depois que BJ Penn derrotou Matt Hughes no UFC 123, o presidente do UFC Dana White decidiu colocar Penn para enfrentar Fitch em 27 de fevereiro de 2011 no UFC 127 na Austrália. No final da luta os juízes deram para 29-28 para Fitch, 28-28 e 28-28. Foi declarado um empate majoritário.

Quando Joe Rogan perguntou se Fitch gostaria de uma revanche, Fitch respondeu que ele quer outra luta pelo título mais do que qualquer coisa. A revanche com Penn era esperado para ocorrer em 2 de julho de 2011 em UFC 132, mas no final de março, a Fitch retirou-se da luta com uma lesão.

Após meses de lidar com uma lesão no ombro, Fitch voltou a lutar. Dr. Kavitne me deu o ok para lutar, ele twittou. Fitch não fez segredo de seu pequeno desejo de lutar no card do UFC 139 que ocorreu na cidade de sua residência, San Jose, Califórnia.

Fitch enfrentou Johny Hendricks em 30 de dezembro de 2011, UFC 141. Ele foi nocauteado em 12 segundos a luta.

Fitch era esperado para enfrentar Aaron Simpson em 11 de julho de 2012 no UFC on Fuel TV: Muñoz vs. Weidman. No entanto, Fitch retirou-se da luta citando uma lesão no joelho e foi substituído pelo veterano Kenny Robertson.

Sem lutar desde Dezembro, Fitch estava totalmente recuperado da lesão e foi confirmado no UFC 153 no Rio de Janeiro, no dia 13 de outubro de 2012 contra Erick Silva. Fitch derrotou Silva por decisão unânime e recebeu o premio Luta da Noite. Antes da luta, ele mencionou em entrevistas que, se ele perdesse a luta, ele teria de parar com seu treinamento e começar à trabalhar para ajudar a sua família desde que ele estava tendo realmente enormes problemas financeiros. Depois de vencer, ele disse que salvou a sua carreira no MMA.

Fitch enfrentou Demian Maia no dia 2 de Fevereiro de 2013, no UFC 156, Fitch perdeu por Decisão Unânime.

No dia 20 de fevereiro de 2013, a notícia de que Fitch havia sido demitido do UFC, chocou a todos por ele ser um dos tops no ranking da categoria. O presidente do UFC Dana White declarou que a demissão foi por conta da má fase vivida pelo lutador e que o mesmo era muito caro para ser colocado em um card preliminar, mas disse que Fitch poderia voltar em breve[1].

WSOF[editar | editar código-fonte]

Fitch fez sua estréia no WSOF em 14 de junho de 2013 no WSOF 3, contra Josh Burkman, em uma revanche da luta ocorrida no Ultimate Fight Night 4, onde Fitch perdeu por finalização. Fitch foi finalizado em uma guilhotina em apenas 41 segundos do primeiro round após não bater e apagar.

A segunda luta de Fitch na organização foi contra Marcelo Alfaya em 26 de outubro de 2013 no WSOF 6. Ele venceu a luta por decisão dividida.

Fitch era esperado para enfrentar Rousimar Palhares em 5 de julho de 2014 no WSOF 11 pelo Cinturão Meio Médio do WSOF. Porém, um problema pessoal tirou Palhares da luta e ele foi substituído pelo estreante no WSOF e também veterano do UFC, Jake Shields, mas então Shields se lesionou e ele então foi substituído por Dennis Hallman, e Fitch venceu por decisão unânime.

Fitch foi escalado para lutar pelo cinturão do WSOF contra Rousimar Palhares e perdeu por finalização no primeiro round

Fitch lutou contra Yushin Okami no Wsof 24 e venceu por decisão unânime.

Fitch foi escalado para lulur pelo cinturão vago no WSOF 30 no dia 2 de maio de 2016 contra João Zeferino, Fitch venceu por decisão unânime e se tornou campeão meio médio do World Series of Fighting.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Jon e sua namorada de longa data Michele ficaram noivos no dia após o UFC 100. Eles casaram em 04 de setembro de 2010.

Campeonatos e Realizações[editar | editar código-fonte]

Artes marciais misturadas[editar | editar código-fonte]

Cartel no MMA[editar | editar código-fonte]

Res. Cartel Oponente Método Evento Data Round Tempo Local Notas
Vitória 31-7-1 (1) Inglaterra Paul Daley Decisão (unânime) Bellator 199: Bader vs. King Mo 12/05/2018 3 5:00 Estados Unidos São José, California
Vitória 30-7-1 (1) Estados Unidos Brian Foster Finalização (mata leão) PFL Daytona 30/06/2017 2 3:12 Estados Unidos Daytona Beach, Flórida
Vitória 29-7-1 (1) Estados Unidos Jake Shields Decisão (unânime) WSOF 34 31/12/2016 5 5:00 Estados Unidos New York, New York Defendeu o Cinturão Meio Médio do WSOF.
Vitória 28-7-1 (1) Brasil João Zeferino Decisão (unânime) WSOF 30 02/04/2016 5 5:00 Estados Unidos Las Vegas, Nevada Venceu o Cinturão Meio Médio do WSOF.
Vitória 27-7-1 (1) Japão Yushin Okami Decisão (unânime) WSOF 24 18/10/2015 3 5:00 Estados Unidos Connecticut, Mashantucket
Derrota 26-7-1 (1) Brasil Rousimar Palhares Finalização (chave de perna) WSOF 16 14/12/2014 1 1:30 Estados Unidos Sacramento, California Pelo o Cinturão Meio Médio do WSOF.
Vitória 26-6-1 (1) Estados Unidos Dennis Hallman Decisão (unânime) WSOF 11 05/07/2014 3 5:00 Estados Unidos Daytona Beach, Flórida
Vitória 25-6-1 (1) Brasil Marcelo Alfaya Decisão (dividida) WSOF 6 26/10/2013 3 5:00 Estados Unidos Coral Gables, Florida
Derrota 24-6-1 (1) Estados Unidos Josh Burkman Finalização Técnica (guilhotina) WSOF 3 14/06/2013 1 0:41 Estados Unidos Las Vegas, Nevada
Derrota 24-5-1 (1) Brasil Demian Maia Decisão (unânime) UFC 156 02/02/2013 3 5:00 Estados Unidos Las Vegas, Nevada
Vitória 24-4-1-(1) Brasil Erick Silva Decisão (unânime) UFC 153 13/10/2012 3 5:00 Brasil Rio de Janeiro Luta da Noite
Derrota 23-4-1-(1) Estados Unidos Johny Hendricks Nocaute (soco) UFC 141 30/12/2011 1 0:12 Estados Unidos Las Vegas, Nevada
Empate 23-3-1-(1) Estados Unidos B.J. Penn Empate (majoritário) UFC 127 27/02/2011 3 5:00 Austrália Sydney
Vitória 23-3-(1) Brasil Thiago Alves Decisão (unânime) UFC 117 07/08/2010 3 5:00 Estados Unidos Oakland, California Peso Casado (171.5 lb); Alves não bateu o peso
Vitória 22-3-(1) Estados Unidos Ben Saunders Decisão (unânime) UFC 111 27/03/2010 3 5:00 Estados Unidos Newark, New Jersey
Vitória 21-3-(1) Estados Unidos Mike Pierce Decisão (unânime) UFC 107 12/12/2009 3 5:00 Estados Unidos Memphis, Tennessee
Vitória 20-3-(1) Brasil Paulo Thiago Decisão (unânime) UFC 100 11/07/2009 3 5:00 Estados Unidos Las Vegas, Nevada
Vitória 19-3-(1) Japão Akihiro Gono Decisão (unânime) UFC 94 31/01/2009 3 5:00 Estados Unidos Las Vegas, Nevada
Derrota 18-3-(1) Canadá Georges St-Pierre Decisão (unânime) UFC 87 09/08/2008 5 5:00 Estados Unidos Minneapolis, Minnesota Pelo Cinturão Meio Médio do UFC; Luta da Noite
Vitória 18-2-(1) Estados Unidos Chris Wilson Decisão (unânime) UFC 82 01/03/2008 3 5:00 Estados Unidos Columbus, Ohio
Vitória 17-2-(1) Estados Unidos Diego Sanchez Decisão (dividida) UFC 76 26/09/2007 3 5:00 Estados Unidos Anaheim, California
Vitória 16-2-(1) Brasil Roan Carneiro Finalização (mata leão) UFC Fight Night 10 12/06/2007 2 1:07 Estados Unidos Hollywood, Florida
Vitória 15-2-(1) Estados Unidos Luigi Fioravanti Finalização (mata leão) UFC 68 03/03/2007 2 3:05 Estados Unidos Columbus, Ohio
Vitória 14-2-(1) Japão Kuniyoshi Hironaka Decisão (unânime) UFC 64 14/10/2006 3 5:00 Estados Unidos Las Vegas, Nevada
Vitória 13-2-(1) Brasil Thiago Alves Nocaute Técnico (pedalada e socos) UFC Fight Night 5 28/06/2006 2 4:37 Estados Unidos Las Vegas, Nevada
Vitória 12-2-(1) Estados Unidos Josh Burkman Finalização (mata leão) UFC Fight Night 4 06/04/2006 2 4:57 Estados Unidos Las Vegas, Nevada Luta no Peso Meio Médio.
Vitória 11-2-(1) Estados Unidos Brock Larson Decisão (unânime) UFC Ultimate Fight Night 2 03/10/2005 3 5:00 Estados Unidos Las Vegas, Nevada
Vitória 10-2-(1) Canadá Jeff Joslin Decisão (dividida) Freedom Fight: Canada vs USA 09/07/2005 3 5:00 Canadá Hull, Quebec
Vitória 9-2-(1) Rússia Alex Serdyukov Nocaute Técnico (socos) MMA Mexico: Day 1 17/12/2004 2 2:15 México Ciudad Juárez
Vitória 8-2-(1) Estados Unidos Jorge Ortiz Decisão (unânime) MMA Mexico: Day 1 17/12/2004 3 5:00 México Ciudad Juárez
Vitória 7-2-(1) México Mike Seal Nocaute Técnico (lesão) MMA Mexico: Day 1 17/12/2004 2 2:35 México Ciudad Juárez
Vitória 6-2-(1) Japão Kengo Ura Decisão (unânime) Venom: First Strike 18/09/2004 2 5:00 Estados Unidos Las Vegas, Nevada
Vitória 5-2-(1) Estados Unidos Shonie Carter Finalização (slam) Shooto USA: Warrior Spirit – Evolution 14/11/2003 3 0:41 Estados Unidos Las Vegas, Nevada
Vitória 4-2-(1) Estados Unidos Gabe Garcia Nocaute Técnico (socos) X-1 06/09/2003 1 2:41 Japão Yokohama
Vitória 3-2-(1) Estados Unidos Kyle Jensen Decisão (unânime) Battleground 1: War Cry 19/07/2003 3 5:00 Estados Unidos Chicago, Illinois
NC 2-2-(1) Estados Unidos Solomon Hutcherson Sem resultado HOOKnSHOOT 1.1 08/03/2003 2 N/A Estados Unidos Evansville, Indiana Hutcherson acertou um chute ilegal em Fitch, abrindo um corte.
Derrota 2-2 Brasil Wilson Gouveia Nocaute (joelhada) HOOKnSHOOT 1 13/12/2002 1 3:38 Estados Unidos Fort Lauderdale, Florida
Vitória 2-1 Estados Unidos Eric Tix Nocaute (soco) Ultimate Wrestling 07/09/2002 1 0:07 Estados Unidos Fridley, Minnesota
Vitória 1-1 Estados Unidos Dan Hart Finalização (guilhotina) Ultimate Wrestling 07/09/2002 1 1:14 Estados Unidos Fridley, Minnesota
Derrota 0-1 Estados Unidos Mike Pyle Finalização (mata leão) RFC 1: The Beginning 13/07/2002 1 2:35 Estados Unidos Las Vegas, Nevada

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]