Jon Postel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jon Postel
Ciência da computação
Fotografia por Irene Fertik, USC News Service. Copyright 1994, USC
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Nascimento 6 de agosto de 1943
Local Altadena
Morte 16 de outubro de 1998 (55 anos)
Local Santa Mônica
Atividade
Campo(s) Ciência da computação
Alma mater Universidade da Califórnia em Los Angeles
Orientador(es) David Farber
Prêmio(s) Prêmio SIGCOMM (1997), Internet Hall of Fame (2012)

Jonathan Bruce Postel (Altadena, 6 de agosto de 1943Santa Mônica, 16 de outubro de 1998) foi um cientista da computação estadunidense.

Contribuiu significativamente para a o desenvolvimento da Internet, particularmente com respeito à normas. É conhecido principalmente por ser o editor das séries de documentos Request for Comments(RFCs) e pela administração do Internet Assigned Numbers Authority até sua morte. O Prêmio Postel da Internet Society é nomeado em sua honra, bem como o Centro Postel no Information Sciences Institute. Seu obituário foi escrito por Vint Cerf e publicado como RFC 2468 em memória de Postel e sua obra.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Postel frequentou a UCLA, onde ganhou seu B.S. (1966), bem como seu M.A. (1968) em Engenharia. Ainda na UCLA, ele completou o seu doutoramento em Ciência da Computação em 1974.

Na UCLA, ele esteve envolvido no trabalho no início da ARPANET; mais tarde, ele se mudou para o Information Sciences Institute na Universidade do Sul da Califórnia, onde passou o restante de sua carreira.

Mapa da Internet, criado por Jon Postel, em 1982.

Postel foi o editor da série de RFC de 1969 até sua morte, ao escrever e editar vários RFCs importantes, incluindo as RFCs 791-793, que definem os protocolos básicos do conjunto de protocolos Internet e a RFC 2223, Instruções aos autores. Ele escreveu ou foi co-autor de mais de 200 RFCs.

Postel serviu no Internet Architecture Board e seus antecessores por muitos anos. Foi diretor da câmara de atribuição de nomes e números, o Internet Assigned Numbers Authority (IANA), desde o seu início. Ele foi o primeiro membro e participou do Conselho de Administração da Internet Society. Ele foi o original e de longa data administrador do ccTLD .us. Ele também administrou a empresa Los Nettos Network.

Todas as atividades acima foram realizadas em tempo parcial, nas quais ele assumiu em conjunto com a sua primeira posição como Diretor da Divisão de Redes de Computadores (Divisão 7), do Instituto de Ciências da Informação da Universidade do Sul da Califórnia. [1] [2] [3] [4] [5] [6] [4] [7] [8] [9] [10] [11] [12] [13]

A aquisição dos EUA da Autoridade de raiz DNS[editar | editar código-fonte]

Em 28 de janeiro de 1998, Postel, por sua própria autoridade, enviou um e-mail a oito dos doze operadores de servidores raiz da regionais da Internet e os instruiu a alterar o servidor de zona de raiz da subsidiária do Network Solutions (NSI), SAIC, em a.root-SERVERS.NET. (198.41.0.4) para DNSROOT.IANA.ORG (198.32.1.98). Os operadores cumpriram as instruções de Postel, dividindo assim o controle da Internet entre a IANA e os quatro operadores de raíz restantes do governo dos EUA, na NASA, o .mil Servidor do Laboratório de Pesquisa Balística e o NSI. Ele logo recebeu um telefonema de um furioso de Ira Magaziner, assessor sênior de ciência do presidente Clinton, que o instruiu a desfazer essa alteração, o que foi feito. Dentro de uma semana, a Administração Nacional de Telecomunicações e Informação dos Estados Unidos emitiu um "documento", garantindo a definitiva afirmação de autoridade do governo dos EUA sobre a zona de raiz do DNS.

Morte[editar | editar código-fonte]

Postel morreu de complicações após uma cirurgia de substituição de válvulas cardíacas em Los Angeles, em 16 de outubro de 1998, nove meses depois do incidente de Autoridade Raiz no DNS.

Legado[editar | editar código-fonte]

A importância das contribuições de Jon Postel para a construção da Internet, tanto a nível técnico e pessoal, foram de tal forma importantes que uma parte delas foi organizada no RFC 2468 "I Remember IANA", escrito por Vinton Cerf.

Lei de Postel[editar | editar código-fonte]

Talvez o seu legado mais famoso é o do RFC 793, que inclui o Princípio da Robustez, frequentemente rotulada como Lei de Postel:

"Seja conservador no que você faz, seja liberal no que você aceita dos outros"


Em circuitos digitais, esse princípio tem sido um importante aspecto do que é conhecido como disciplina estática.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]