Jon Schaffer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jon Schaffer
JonSchaffer.jpg
Informação geral
Nome completo Jon Ryan Schaffer
Nascimento 15 de março de 1968
Origem Franklin, Indiana
País  Estados Unidos
Gênero(s) Power metal
Thrash metal
Metal Progressivo
Modelos de instrumentos B.C. Rich
Período em atividade 1985 – presente
Afiliação(ões) Iced Earth
Demons & Wizards
Sons Of Liberty

Jon Schaffer é o guitarrista, líder e único membro remanescente da formação original da banda de heavy metal americana Iced Earth.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Com 14 anos de idade Jon adquiriu o seu primeiro violão e começou a compor. Com 16 anos de idade ele deixou a Alta Escola Northrop, em Forte Wayne, Indiana e abandonou a casa dos pais em Tampa, Flórida, para seguir com seus objetivos de músico. Em 1985 Schaffer fundou o Purgatory, que passou a se chamar Iced Earth. Sendo hoje em dia o último membro da formação original, e o principal compositor da banda. Jon sofreu de danos no pescoço, alguns dos quais resultaram em cirurgia. Em 2005, Jon e sua esposa, Wendi, ficaram pais com o nascimento de sua primeira filha.

Também é cunhado de Matthew Barlow, vocalista da banda, Barlow está casado com a irmã de Schaffer.

Schaffer também se apresenta ao vivo na banda Demons and Wizards, o seu projeto paralelo com o vocalista Hansi Kürsch.

“Schaffer também canta as canções “Stormrider” de "Night of the Stormrider” e em “God of Thunder”, um cover do Kiss, em "Tribute to the Gods". Ele também executa duetos em algumas músicas da banda, como, “A Gift Or A Curse”, “Desert Rain”, “Burnt Offerings”, “Gettysburg (1863) - High Water Mark”, “Attila”, dono de uma voz forte e rasgada, mas também canta alto de modo suave, e faz um ótimo backing vocal. Em estúdio toca outros instrumentos, já tendo tocado Baixo, Teclado, bandolim.

As influências musicais de Jon Schaffer foram o Kiss, Iron Maiden, Judas Priest, Metallica, Blue Öyster Cult, Alice Cooper, Black Sabbath, e AC/DC. Os seus passatempos prediletos incluem motocicletas e Schaffer é também um fanático por História, principalmente pela Guerra Civil Americana, mais precisamente na Batalha de Gettysburg, que inspirou a sua canção mais longa até agora, a composição musical de 32 minutos, "Gettysburg (1863)". Liricamente, Jon é inspirado por fantasia, ficção científica, história e literatura de horror, e conhecido por ser um colecionador de Star Wars.

Outros trabalhos[editar | editar código-fonte]

Além da música, Jon Schaffer possui uma loja para colecionadores e fanáticos por história, chamada "Spirit of '76 Collectibles", localizada em Columbus, Indiana.