Jon Stephenson von Tetzchner

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jon Stephenson von Tetzchner
Nascimento 29 de agosto de 1967 (47 anos)
Reykjavík,  Islândia
Ocupação fundador da Opera Software

Jon Stephenson von Tetzchner (nascido em 29 de Agosto de 1967 em Reykjavík, Islândia) é o fundador e criador CEO da Opera Software. Ele, e Geir Ivarsøy faziam parte de um grupo de pesquisa na Norway, empresa de telefonia do Estado (agora conhecida como Telenor) onde desenvolveu um software de navegação chamado "MultiTorg Opera". O projeto foi abandonado por Telenor, mas Geir e Jon obteve os direitos sobre o software, formaram uma empresa própria, e continuaram à trabalhar nele. Agora, conhecida simplesmente como Opera, o navegador de internet se tornou muito popular, apesar da concorrência. A Opera Software cresceu para mais de 500 funcionários, na primeira vez que se mudaram para seu novo escritório em Oslo.

Na quinta, 21 de Abril de 2005, ele prometeu que, se o número de downloads da nova versão do navegador Opera 8 chegasse à 1 milhão nos quatro dias, ele iria atravessar o Oceano Atlântico da Noruega para os Estados Unidos. O milhão foi alcançado, a Opera Software anunciou que von Tetzchner vai "estar com a sua palavra". Em 25 de Abril, e 26 de Abril, o site oficial do Opera descreveu que a "tentativa" de nadar pelo Atlântico teve seu rápido e cômico "fracasso".[1] O evento foi relatado em todo o mundo por tecnologia e mídia. [2] Para o aniversário do 40 de Tetzchner em 29 de agosto de 2007, a Opera Software anunciou que iria liberar o primeiro alpha público de Kestrel, a título de trabalho do que se tornaria o Opera 9.50. Seu desejo maior era de aniversário para dar à comunidade uma prévia do Kestrel, que tem estado em desenvolvimento há mais de um ano.

Em 05 janeiro de 2010, Jon deixou o cargo de CEO da Opera Software[3] para ser substituído por Lars Boilesen. Ele continuará a servir Opera em tempo integral como um "conselheiro estratégico".

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. The 1 million download challenge. Opera press release, April 2005.
  2. Phantom of the Opera. Singh, Bajinder Pal, 26 de Fevereiro, 2006. The Indian Express.
  3. Opera appoints Lars Boilesen new Chief Executive Officer

Links externos[editar | editar código-fonte]