Jorge, Príncipe Herdeiro da Sérvia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jorge
Príncipe Herdeiro da Sérvia
Jorge, Príncipe Herdeiro da Sérvia
Príncipe Herdeiro da Sérvia
Reinado 15 de junho de 1903
a 27 de março de 1909
Predecessor Alexandre Obrenović
Sucessor Alexandre Karađorđević
Monarca Pedro I
 
Nascimento 27 de agosto de 1887
  Palácio Real de Cetinje, Cetinje, Principado do Montenegro
Morte 17 de outubro de 1972 (85 anos)
  Belgrado, República Socialista Federativa da Iugoslávia
Sepultado em Igreja de São Jorge, Topola, República Socialista Federativa da Iugoslávia
Nome de nascimento Đorđe Petrović Karađorđević
Esposa Radmila Radonjić
Casa Karađorđević
Pai Pedro I da Sérvia
Mãe Zorka do Montenegro
Religião Ortodoxa Sérvia
Assinatura Assinatura de Jorge
Brasão

Jorge Karađorđević (em sérvio: Ђорђе Карађорђевић; romaniz.:Đorđe Karađorđević; Cetinje, 27 de agosto de 1887Belgrado, 17 de outubro de 1972) foi Príncipe Herdeiro da Sérvia e herdeiro aparente de Pedro I da Sérvia. Perdeu seus direitos de sucessão ao trono após chutar sua criada até a morte em um acesso de raiva.[1]

Jorge
Jorge, Príncipe Herdeiro da Sérvia
Jorge
Serviço militar
Lealdade Reino da Sérvia
Reino da Iugoslávia
Serviço/ramo Exército Real Sérvio
Exército Real Iugoslavo
Anos de serviço 1903–1918 (serviço ativo)
Graduação Tenente Coronel
Conflitos Primeira Guerra Balcânica
Segunda Guerra Balcânica
Primeira Guerra Mundial

Início da vida[editar | editar código-fonte]

Jorge nasceu como membro da Casa de Karađorđević. Seu avô, Alexandre Karađorđević, havia governado brevemente o Principado da Sérvia durante o período de 1842-1858, mas ele foi o primeiro e único governante de sua família, que não possuía ancestrais reais. Depois de ser deposto em 1858, o avô de Jorge e sua família tiveram que deixar sua terra natal,e na época do nascimento de Jorge, eles estavam no exílio a cerca de três décadas.

O pai de Jorge, Pedro Karađorđević (o futuro Pedro I da Sérvia), fez um casamento vantajoso bastante tarde na vida com Ljubica (conhecida como Zorka do Montenegro), a filha mais velha d Nicolau I de Montenegro. Depois do casamento com a princesa, ele morou no Principado de Montenegro, e todos os seus filhos nasceram lá. Assim, Jorge nasceu em Cetinje e passou os primeiros anos de sua vida da corte de seu avô materno. Ele era o primeiro de cinco irmãos, dois acabaram morrendo na infância; ele cresceu junto com sua única irmã, Helena de Montenegro, e seu irmão mais novo, Alexandre. Em março de 1890, quando Jorge tinha apenas dois anos, sua mãe morreu no parto. Pouco depois, Pedro mudou com seus três filhos órfãos para Genebra (onde ele viveu no exílio antes de seu casamento) e depois para a Rússia. Na Rússia, Jorge na Page Corps de Alexandre II da Rússia.

Príncipe Herdeiro[editar | editar código-fonte]

Em 1903, com 17 anos, Jorge retornou à Sérvia junto com sua família, depois de um golpe no palácio com a conspiração de oficiais do exército que derrubaram a dinastia Obrenović e proclamara seu pai como Rei da Sérvia. Em consequência disso, Jorge tornou-se Príncipe Herdeiro.

Renúncia[editar | editar código-fonte]

O príncipe tinha a fama de ser temperamental, e em uma ocasião atacou seu tutor, Major Levasseur, que teve de ser enviado de volta para Paris. Em 1909 um escândalo muito sério estourou quando ele matou sua criada a chutando até a morte.

Embora houvesse medidas para esconder o assassinato, a verdade veio à tona, e ele teve que renunciar seus direitos de sucessão. Jorge tentou retratar sua renúncia de diversas formas, mas não teve resultados.[2][3]

Vida posterior e casamento[editar | editar código-fonte]

Depois da guerra, a família Karađorđević foi declarada inimiga de estado pelo regime comunista de Josip Broz Tito. No entanto, o Príncipe Jorge teve a permissão de se aposentar em Belgrado sendo o único membro da família real que pode permanecer no país. Em 1947, aos 60 anos, ele se casou com Radmila Radonjić (Njeguši, 4 de julho de 1907Belgrado, 5 de setembro de 1993) , um membro da família Radonjić, que possuía o título hereditário de guvernadur de Montenegro. O casal não teve filhos. Ele escreveu suas memórias Istina o mom mom životu (Truth About my Life).


Ele morreu em 17 de outubro de 1972 em Belgrado e foi enterrado na Igreja de São Jorge em Topola, na República Socialista Federativa da Iugoslávia.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Jorge, Príncipe Herdeiro da Sérvia

Referências

  1. «Who's Who - King Alexander I» (em inglês). Consultado em 28 de novembro de 2013 
  2. CLARK, Christopher (2013). The Sleepwalkers. How Europe went to War in 1914. Londres: Penguin Books. pp. p. 15 
  3. ROBSON, Eleanor (2009). The Oxford Handbook of the History of Mathematics. Oxford: OUP. pp. p. 190 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.