Jorge Guilherme de Hanôver

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jorge Guilherme
Príncipe de Brunswick
Príncipe de Hanôver
Governo
Consorte Sofia da Grécia e Dinamarca
Vida
Nascimento 25 de Março de 1915
Brunswick, Áustria
Morte 8 de Janeiro de 2006 (90 anos)
Munique, Alemanha
Filhos Welf Ernesto de Hanôver
Jorge de Hanôver
Frederica de Hanôver
Pai Ernesto Augusto de Brunsvique
Mãe Vitória Luísa da Prússia

Jorge Guilherme de Hanôver (Jorge Guilherme Ernesto Augusto Frederico Axel), (25 de março de 1915 - 8 de janeiro de 2006) foi o segundo filho do duque Ernesto Augusto de Brunsvique e da princesa Vitória Luísa da Prússia. Casou-se com a princesa Sofia da Grécia e Dinamarca, irmã do príncipe Filipe, duque de Edimburgo.

Família[editar | editar código-fonte]

Jorge Guilherme era o segundo filho do duque Ernesto Augusto de Brunsvique e da princesa Vitória Luísa da Prússia. Os seus avós paternos eram o príncipe-herdeiro Ernesto Augusto de Hanôver e a princesa Tira da Dinamarca. Os seus avós maternos eram o kaiser Guilherme II da Alemanha e a princesa Augusta Vitória de Schleswig-Holstein. A sua irmã Frederica viria a casar-se com o futuro rei Paulo I da Grécia, pelo que Jorge é tio da rainha Sofia de Espanha.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Jorge Guilherme foi baptizado no dia 10 de maio de 1915 em Brunswick.[2] Entre os seus padrinhos estavam a arquiduquesa Maria Cristina da Áustria, o príncipe Axel da Dinamarca e a princesa Olga de Hanôver que o segurou na pia baptismal.

Entre 1930 e 1934, o príncipe andou no internato de elite Schule Schloss Salem em Überlingen, no lago de Constança. Schule Schloss Salem foi co-fundada pelo tio do príncipe, o último chanceler do Império Alemão, Maximiliano de Baden, e pelo educador Kurt Hahn em 1920. Jorge Guilherme foi um membro do Comité Olímpico Internacional e do Deutscher Olympischer Sportbund. Entre 1948 e 1959, o príncipe foi director de Schule Schloss Salem.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

No dia 23 de abril de 1946, Jorge Guilherme casou-se em Salem com a princesa Sofia da Grécia e Dinamarca, filha do príncipe André da Grécia e Dinamarca e da princesa Alice de Battenberg, e viúva do príncipe Cristóvão de Hesse-Cassel.

Juntos tiveram três filhos:

  • Welf Ernesto de Hanôver (25 de janeiro de 1947 – 10 de janeiro de 1981); casado com Wibke van Gunsteren; com descendência.
  • Jorge de Hanôver (9 de dezembro de 1949 -); casado com Victoria Anne Bee; com descendência.
  • Frederica de Hanôver (15 de outubro de 1954 -); casada com Jerry William Cyr; com descendência.

Referências

  1. Marlene A. Eilers, Queen Victoria's Descendants (Baltimore, Maryland: Genealogical Publishing Co., 1987), page 160.
  2. "Announcements" (em alemão). Neue Preußische Zeitung. 11 de Maio de 1915.