Jorge Terter II da Bulgária

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jorge Terter II
Imperador da Bulgária
Reinado 13211322
Antecessor(a) Teodoro Esfendóstlabo
Sucessor(a) Miguel Sismanes
Morte 1322
Dinastia Terter
Pai Teodoro Esfendóstlabo
Mãe Eufrósine da Crimeia

Jorge Terter II (em búlgaro: Георги Тертер II) reinou como imperador da Bulgária entre 1321 e 1322. Não se sabe quando ele nasceu, mas é provável que não tenha sido muito antes de 1307.

História[editar | editar código-fonte]

Jorge Terter II era filho de Teodoro Esfendóstlabo com sua esposa Eufrósine e foi batizado em homenagem ao seu avô paterno, Jorge Terter I. É possível que ele tenha sido elevado à posição de coimperador com o pai em 1321, mas as fontes são pouco claras. Depois da morte do pai neste mesmo ano, o novo imperador se envolveu cada vez mais na guerra civil bizantina, na qual o trono estava sendo disputado por Andrônico II Paleólogo e seu neto, Andrônico III Paleólogo. Aproveitando-se da situação, Jorge invadiu a Trácia bizantina e conquistou quase sem resistência a importante cidade de Filipópolis e parte das redondezas em 1322. Uma guarnição búlgara foi instalada na cidade sob o comando de um general chamado Ivan, o Russo, e um escrivão da corte elogiou Jorge como "detentor do cetro búlgaro e grego". Uma nova campanha no mesmo ano resultou na conquista de diversas fortalezas à volta de Adrianópolis, mas os búlgaros acabaram sendo repelidos e derrotados por Andrônico III. O imperador bizantino estava se preparando para invadir a Bulgária quando soube que Jorge Terter havia morrido, aparentemente de causas naturais.

Jorge Terter II morreu jovem e não tinha filhos. Ele foi sucedido por um primo distante, Miguel Asen III, muito mais conhecido atualmente como Miguel Shisman.

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Jorge Terter II da Bulgária
Nascimento:  ? Morte:  ?
Títulos reais
Precedido por:
Teodoro Esfendóstlabo
Imperador da Bulgária
1322–1323
Sucedido por:
Miguel Sismanes

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • John V.A. Fine, Jr., The Late Medieval Balkans, Ann Arbor, 1987.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]