Jornal do Commercio Football Club

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Jornal do Commercio
Jornal do Commercio FC.png
Nome Jornal do Commercio Football Club
Fundação 28 de outubro de 1922 (96 anos)
Extinção Década de 30
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Jornal do Commercio Football Club é uma agremiação esportiva extinta, fundada a 28 de outubro de 1922, na cidade do Rio de Janeiro por funcionários do Jornal do Commercio.

História[editar | editar código-fonte]

Possuía sede na Gamboa e praça de esportes na Avenida Francisco Bicalho, 313, em Santo Cristo. Disputou por algum tempo o campeonato da Liga Graphica de Sports, que reunia funcionários ligados a times de jornais e gráficas, caso do Sport Club Pimenta de Mello, A Noite Football Club e Papelaria União.

Em 1928, ingressou na Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT), fundada em 1908, e que até 1924 organizou o Campeonato Carioca com grandes clubes. Porém, de 1925 em diante passou a contar apenas com pequenas agremiações. A melhor participação do Jornal do Commercio nesse campeonato foi em 1931, ao terminar em terceiro lugar, atrás do campeão Oriente Atlético Clube e do Sportivo Santa Cruz (o campeão de 1930). Sagrou-se campeão do Torneio Início com a seguinte campanha: 1 a 0 no Deodoro (quartas-de-final), 1 a 0 do Oriente (semifinal) e 0 a 0 com o Sportivo Santa Cruz na finalíssima (no critério de desempate, 3 escanteios a 0). O time campeão: Américo, Armando e Figueiredo; Noé, Paulo e Jorge; Miguel, João, Edgar, Oscar e Bira.

A equipe veio a desaparecer em meados dos anos 30, embora seu campo, usado em várias competições, ainda fosse chamado de “campo do Jornal do Commercio”. No final da década, o mesmo foi comprado pela Leopoldina Railway Athletic Association, agremiação vizinha. Hoje o terreno pertence à CEG, próximo à Rodoviária Novo Rio).

Títulos[editar | editar código-fonte]

  • 1931 - Campeão Carioca do Torneio Início da Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT);

Fontes[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Futebol no Rio de Janeiro